Tudo sobre Pedro Afonso Estado de Tocantins
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Pedro Afonso
Coordenadas geográficas
O município de Pedro Afonso fica localizado na latitude -8.97034 e longitude -48.1729 e faz parte do estado de Tocantins.
Tamanho do Território de Pedro Afonso
Com um total de 2010,902 km², Pedro Afonso de extensão territorial.
População de Pedro Afonso
De acordo com dados do IBGE, Pedro Afonso possui aproximadamente 13.380 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Pedro Afonso são chamados de pedro afonsino.
Administração municipal
Prefeito atual:JOAQUIM MARTINS PINHEIRO FILHO.
História de Pedro Afonso - Tocantins
Pedro Afonso faz parte do estado do Tocantins.
Encontra-se a uma latitude 08º58′03" sul e a uma longitude 48º10′29" oeste, estando a uma altitude de 201 metros. A população estimada em 2008 era de 10.605 habitantes. Possui uma área de 2.050,39 km². O município foi criado em 1903, sendo suas terras desmembradas do município de Porto Nacional. A cidade forma uma conurbação com os municípios vizinhos de Bom Jesus do Tocantins e Tupirama, sendo a única conurbação entre três municípios diferentes no estado.
O município de Pedro Afonso é uma espécie de bifurcação, fica no encontro de dois grande rios do estado do Tocantins, ou Rio Tocantins do lado esquerdo do município e o Rio Sono que fica do lado direito do município, a cidade têm uma grande presença de turistas no período das férias do mês de julho, é quando as águas dos rios que fazem limites com a cidade têm seu nível baixado e traz à tona praias de areias brancas.
História da cidade de Pedro Afonso
O lugar, onde se acha encravada a atual cidade de Pedro Afonso, tinha outrora a denominação de "Travessa dos Gentios", em virtude das correrias que aqui se faziam, e era habitado por silvícolas, exclussivamente, sendo a principal nação a dos Chavantes.
Em julh de 1845, aprtava à grande aldeia dos Cherentes o reverendo Frei Rafael Taggia, missionário da ordem de são Francisco, acompanhado de um inferior e dez(10) praças de pré. Como é público e corrente, vinha o nobre capuchinho engarregado pelo Governo Providencial de promover a catequese dos gentios. Assim, tão logo desembarcou, mandou construir diversas barracas para si e seus soldados e, separadamente,uma capela. Em seguida, chamou todaa tribo e aldeou-a no lugar chamado São João, 24 quilômetrodo arraia improvisado. Em São João fundou o Padre Taggia um colégio destindo á educação dos filhos dos selvagens, mas, certo dia, em decorrência de repreensão feita pelo educador a umas das crianças,os índios se revoltaram contra seu benfeitor que, receoso, de regressar ao arraial em formação, onde mais tarde a Lei providencial n.º 546 de agosto de 1875,criou um distrito de paz. ainda assim o espírito de revolta e de vingança dos índios, qualidades que lhe são peculiares, não calara de todo e, um belo dia, um poderoso exército decidiu-se a dar cabo do virtuoso desbravador. Aconteceu que, em marcha, ao chegar ao ribeirão próximodo arraial, estacou surpreso, ficando os agressores aterrozidos com o milagre que lhe deparava: o pessoal em armas ao lado do padre era um número superior e, como era natural, fizeram os índios renderam-se. Neste dia, ás 8 horas da manhã, Frei Rafael, qual novo São Francisco de Assis, à porta da sua capelinha, á guisa de batismo, passou a mão na cabeça de 300 índios, fazendo-os regressar a São João.
Com o aumento considerável da população a que vieram juntar-semais de 5000 índios, vindos de Riachão, Estado do Maranhão, obedientes à direção de Frei Raffael, o arraial desenvolveu-se ràpidamente, passando em 1903 á categoria de Vila de São Pedro Afonso.
Cooperou enérgivamente pela criação do novo município, o senhor Francisco Casemiro.
Como chefe de valor que soube ser, na primeira legislatura fez sentar-se cadeira de Deputado Estadual, como representante de Pedro Afonso, o coronel Daniel Ferreira dos Anjos, espírito trabalhador que mutio fez pelo completo soerguimento do município, não só reformando o aparelho administrativo como tambémimplantad, em pouco tempo, a ordem, a disciplina e a moral.O coronel Daniel morreu pobre, deixando à posterioridade o exemplo de servir melhor à coletividade que os interesses particulares.
A febre da borracha do Araguaia, em 1910, foi, um dos maiores fatores do progresso de Pedro Afonso. A Bahia nessa ocassião fazia seu intercãmbio comercial com o baixo Araguaia, servindo-se do rio Sono para escoar as suas mercadorias; estas, aqui desembarcadas, eram muitas vezes vendidas aos comerciantes locais com uma redução de 30 a 40% sob as importadas de Belém de São Luís- tornando-se destarte o maior empório comercial da época no alto sertão.
Em 1911, a política e a ganância comercial ateiam fogo no deio da pacata população e três anos depois, Pedro Afonso era um montão de ruínas, de que muitos bem soube locupletar-se uma orda de bandoleiros chefiados por Abílio Araújo.
Em 1924, novas cenas de banditismo ensanguentam o solo pedro-afonsino: Cipriano Rodrigues proclama-se chefe de bacamarte no norte e como tal comete toda sorte de tropelia, roubo e assasinato. Morto em 1925, consolida-se a ordem e a tranquilidade. Os habitantes, despojados de sua terra natal, que puderam escapar-se à fúria inimiga, regressam de novo aos lares carbonizados.
Assim, já em 1937, por ato de Excelentíssimo Sr. Dr. Pedro Ludovico Texeira, então governador do Estado, Pedro Afonso era levado à categoria de cidade e consequentimente a sede de comarca, por Decreto n.º 118, de 15 de junho de referido ano. A sua instalação, por motivo justificados, só a 16 de abril do ano seguintese verificou. Nessa ocasião tomaram posse o exceletíssimo Srs. Juiz de Direito e Promotor Público. Esse um dos mais agigantados passos dados pelo município à escalada do progresso e da civilização, devendo-se quase que exclussivamente ao denodo e patriotismo de então Deputado João de Abreu, autor do projeto e o que mais se bateu pela vitória dessa causa.
Pedro Afonso parece que, pela sua posição geográfica, sempre foi fadado a um grande destino. Em decorrência desse fator, para aqui fora criadas uma Subdiretoria da Fazenda, hoje Departamento da Fazenda e uma corporação da política militar, 4ª. Companhia Isolada, destinada a garantir as atribuições do fisco estadual, equilibrando também a paz e a harmonia no seio da pupulação do alto sertão.
GENTíLICO: pedro-afonsino
ASPECTOS GEOGRáFICO:
A cidade de Pedro Afonso se acha localizada na Zona Norte do Estado, na confluência dos rios Tocantins e Sono, limitando com os municípios de Tocantínia, Tupirama, Lizarda e Itacajá. A sede municipal está situada a 8° 58′ de latitude Sul e 48° 10′ 48"de longitude W.Gr.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geográfia e Estatística IBGE
Autor do Histórico: MáXIMO LEVI LEITE GOMES
DDD de Pedro Afonso, Tocantins
63
Como fazer uma ligação para Pedro Afonso:
0 + Operadora + 63 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 63 + telefone
- Vivo: 015 + 63 + telefone
- Aerotech: 017 + 63 + telefone
- Claro: 021 + 63 + telefone
- GVT: 025 + 63 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 63 + telefone
- TIM: 041 + 63 + telefone
- Sercontel: 043 + 63 + telefone
CEP de Pedro Afonso
Prefeitura Municipal de Pedro AfonsoEndereço: Rua Getúlio Vargas, 400, Centro, Pedro Afonso - TO, CEP: 77710000
Telefone / Fax:(63) 3466-1220 (63) 3466-1220
Prefeito: JOAQUIM MARTINS PINHEIRO FILHO
Hospitais em Pedro Afonso - TO
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde pedro afonsino.
Cartórios na cidade de Pedro Afonso
Acesse a lista de Cartórios em Pedro Afonso. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Pedro Afonso Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Pedro Afonso - TO e localizar ruas e endereços do município tocantinense.
Hotéis e Pousadas em Pedro Afonso
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Pedro Afonso. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Pedro Afonso
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Pedro Afonso.
Pedro Afonso fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Pedro Afonso - TO em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças; sobem com asas como águias; correm, e não se cansam; caminham, e não se fatigam.
(Isaías 40:31)
Bíblia Online