Início » São Paulo » Tapiraí


Tapiraí - São Paulo



Tapiraí é um município do estado de São Paulo, no Brasil. Tinha 10666 habitantes em 2006, e 7 991 em 2009. Em 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística estimou sua população em 8 015 habitantes.

Tapiraí já foi grande produtora de chá, até exportando o produto, mas, com a desativação da fábrica, o gengibre foi o produto que mais se adaptou ao clima da cidade.

História da cidade - TAPIRAI SãO PULO

Em 1930 a família Rosa, pretendendo vender suas terras nos sertões do Paranapiacaba, contratou o Engenheiro Celso David do Valle que, acompanhado de Celestino Américo, percorreu a região .

Em local por eles considerado ideal para Sede de futura povoação, colocaram um marco e denominaram Paranapiacaba, por ficar em um tabuleiro entre os contrafortes da cordilheira marítima.

No mesmo ano, foi construído o primeiro rancho, no então Patrimônio de Paranapiacaba, onde hoje está a Igreja Matriz.

Celso David do Valle, José Kenitz Moreira Lima, Royal Maravalhas e Valdomiro do Valle, formaram em 1932, sociedade e fundaram a "Colônia Juquiazinho", Moreira & Cia Ltda., com a finalidade de locar a estrada Piedade-Juquiá, e construir o trecho Piedade-Patrimônio do Paranapiacaba.

Em 1934 iniciou-se a colonização, com a formação da Cia. Agrária Paulista, sendo abertas as estradas vicinais, do Rio Verde, Juquiazinho, Travessão e Nagasaki.

Dois anos depois as famílias japonesas Kubota, Matsumura, Sato e outras, iniciaram a produção de carvão vegetal até hoje importante econômica do Município.

Em 1938, foi inaugurada a capela e Distrito, recebeu o nome de Santa Catarina Mártir. Mas pelo fato de haver um Estado com esse nome, foi mudado para Tapiraíexpressão de língua indígena que significa "lugar de anta"dada a grande quantidade dessa espécie existente na região.

GENTíLICO: TAPIRAIENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Santa Catarina, por Decreto-Lei no 9775, de 30 de novembro de 1938, no Município de Piedade.

Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, passou a denominar-se Tapiraí.

No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei para vigorar em 1945-1948, o Distrito de Tapiraí permanece no Município de Piedade, bem como nos fixados pelas Leis nos 233, de 24-XII-1948 e 2456, de 30-XII-1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 19491953 e 1954-1958.

Elevado à categoria de Município com a denominação de Tapirai, por pela Lei Estadual nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959, desmembrado dos Municípios de Piedade, Juquia e São Miguel Arcanjo, com Sede no Distrito de Tapiraí. Constituído do Distrito Sede.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o Município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1997.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Tapiraí: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Tapiraí? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: