Início » São Paulo » Sorocaba


Sorocaba - São Paulo



Sorocaba é uma cidade localizada no interior do estado de São Paulo. É a quarta mais populosa do interior de São Paulo (precedida por Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto) com uma população de 593 775 habitantes (IBGE/2011) sendo, portanto, uma capital regional. A microrregião de Sorocaba conta com catorze municípios, somando mais de 1 300 000 habitantes. Possui uma área de 456,0 km², sendo 349,2 km² de área urbana e 106,8 km² de área rural.

Ao longo dos últimos doze anos, a cidade vem passando por diversos projetos de urbanização, tornando-se, hoje, uma das dez cidades mais bonitas do estado de São Paulo. Sorocaba recebeu urbanização de ruas e avenidas, se preparando para o tráfego intenso que recebe diariamente, principalmente de veículos de outras cidades (microrregião de Sorocaba). A cidade é um importante polo industrial no interior do estado de São Paulo e do Brasil.

A cidade conta com setenta quilômetros de ciclovias criadas nas avenidas principais da cidade, sendo possível atravessá-la somente utilizando-se bicicletas como meio de transporte. O planejamento do município prevê a construção da maior rede cicloviária da América Latina nos próximos anos e a implantação de um sistema de bicicletas públicas, semelhante ao das cidades européias de Barcelona e Paris.

História da cidade de SOROCABA SãO PAULO

Em fins do século XVI, Afonso Sardinha, "O Velho", seu filho, "O Moço", e Clemente Alvares estiveram no morro Araçoiaba à procura de ouro. Encontraram minério de ferro e comunicaram o fato ao Governador Geral que levantou o pelourinho da Vila de Nossa Senhora do Monte Serrat, mandando mineiros explorarem a região. Nada encontrando, transferiu a Vila para Itavuvu, ficando sob a invocação de São Felipe, em homenagem ao Rei da Espanha.

O Capitão Baltazar Fernandes construiu, em 1654, a igreja de Nossa Senhora da Ponte, atual igreja de São Bento, e sua casa de moradia no lajeado, fundando nova povoação com o nome de Sorocaba, que no tupi-guarani, significa terra ("aba") fendida ou rasgada (çoro).

Para promover o povoamento doou à igreja, grande gleba de terras aos Beneditos de Paranaíba, com a condição de construírem o convento e manterem uma escola. Alguns anos depois o pelourinho de Itavuvu foi transferido para Sorocaba constituindo a Vila de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba.

O primeiro ciclo a marcar a vida econômica de Sorocaba foi o bandeirismo, quando os Sorocabanos aprofundaram-se além das linhas de Tordesilhas, montando entrepostos comerciais e de mineração. Outro ciclo iniciou-se com o Coronel Cristóvão Pereira de Abreu, que conduziu por Sorocaba a primeira tropa de muares. Mas tarde, Sorocaba tornou-se sede das feiras de muares. A Cidade, por força da sua privilegiada situação geográfica, transformou-se no eixo geo-econômico, entre as regiões norte e sul do Brasil, empenhados na mineração e na exploração das reservas florestais o norte; e na produção de animais de carga e de corte - o sul.

Apareceram em 1852, as primeiras tentativas fabris. No entanto, o comércio do algodão cru revertia melhores lucros aos Sorocabanos.

A cultura do algodão desenvolveu-se grandemente, a ponto de Luís Matheus Mailasky, o maior comprador de algodão da zona, construiu em 1870, a Estrada de Ferro Sorocabana (inaugurada em 1875), para escoar a produção local. A ferrovia foi um dos fatores de desenvolvimento industrial, que teve início com a Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema, primeira metalúrgica da América Latina, onde saiu um dos grandes Sorocabanos, Francisco Adolfo de Varnhagem, o Visconde de Porto Seguro.

A partir da queda das exportações do algodão, os Sorocabanos passaram a aproveitar a produção local. Assim Manoel José da Fonseca inaugurou, em 1882, a Fábrica de Tecido Nossa Senhora da Ponte; logo em 1890 apareceram as Fábricas Santa Rosália e Votorantim que deram início ao parque industrial de Sorocaba, justificando o título de "Manchester Paulista".

GENTíLICO: SOROCABANO

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba, criado em 1654.

Elevado à categoria de Município com a denominação de Sorocaba, por Provisão de 3 de março de 1661. Constituído dos Distritos sede, Sorocaba, Nossa Senhora do Rosário, Salto Pirapora e Votorantim.

Cidade por Lei Provincial n.º 5, de 5 de fevereiro de 1842.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de Sorocaba se compõe de 4 Distritos: Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba, Nossa Senhora do Rosário, Salto de Pirapora e Votorantim.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Sorocaba compõe de 4 Distritos: Nossa Senhora da Ponte, Nossa Senhora do Rosário, Salto de Pirapora e Votorantim.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1936, o Município de Sorocaba compreende o único termo judiciário da comarca de Sorocaba e se divide nos seguintes Distritos: Nossa Senhora da Ponte (sede: Sorocaba), Brigadeiro Tobias, Campo Largo de Sorocaba, Nossa Senhora do Rosário, Salto de Pirapora e Votorantim.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1937, o Município de Sorocaba permanece como único termo judiciário da comarca de Sorocaba e se compõe de 5 Distritos: Nossa Senhora da Ponte, Nossa Senhora do Rosário, Brigadeiro Tobias, Salto de Pirapora e Votorantim.

Lei Estadual n.º 2695, de 05 de novembro de 1936, desmembra do Município de Sorocaba o Distrito de Campo Largo. Atual Araçoiaba da Serra.

No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual n.º 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Sorocaba é o único termo judiciário da comarca de Sorocaba e se divide em 4 Distritos: Sorocaba, sub-dividido em 2 zonas: 1ª - Nossa Senhora da Ponte, 2ª - Nossa Senhora do Rosário: Brigadeiro Tobias, Salto de Pirapora e Votorantim.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual n.º 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Município de Sorocaba figura exatamente como no quadro anexo ao citado Decreto-lei n.º 9073.

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30-XI-1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-48, o Município de Sorocaba ficou composto dos Distritos de Sorocaba com 2 subdistritos: 1º e 2º, Brigadeiro Tobias, Salto de Pirapora e Votorantim.

Figura no quadro territorial fixado para vigorar em 1949-53, composto dos Distritos deSorocaba, 1º e 2º subdistritos, Brigadeiro Tobias, éden, e Votorantim, comarca de Sorocaba.

Lei Estadual nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, desmembra do Município de Sorocaba o Distrito de Salto de Pirapora.

No quadro territorial fixado para vigorar em 1954-1958, o município de Sorocaba ficouconstituído dos Distritos de Sorocaba 1º, e 2º Subdistritos, Brigadeiro Tobias, éden e Votorantim.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município de Sorocaba é formado dosDistritos de Sorocaba, Brigadeiro Tobias, Cajuru do Sul, éden e Votorantim.

Lei Estadual nº 8092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembra do Município de Sorocaba o Distrito de Votorantim.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Sorocaba: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Sorocaba? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: