Início » São Paulo » Rosana


Rosana - São Paulo



Rosana é uma cidade, localizado no extremo oeste do estado de São Paulo.

O distrito de Rosana foi criado em 28 de fevereiro de 1964, pela Lei no 8092, com território pertencente ao município de Presidente Epitácio. Em 27 de janeiro de 1966, ocorre a instalação do distrito e, através de um plebiscito, o distrito de Rosana passa a pertencer ao município de Teodoro Sampaio. Foi emancipada em 9 de janeiro de 1990.. Em 1992 é criado o distrito de Porto Primavera que foi construído a partir dos trabalhadores da construção da Usina Hidrelétrica Porto Primavera e da Usina Hidrelétrica de Rosana. O município só foi instalado em 1º de janeiro de 1993, com a posse do primeiro prefeito.

Encontra-se a uma latitude 22°34′47" sul e a uma longitude 53°03′33" oeste, estando a uma altitude de 236 metros. Tem a distinção de ocupar o extremo ocidental do estado. A população avaliada em 2004 era de 26.023 habitantes. Possui uma área de 740,67km².

História da cidade de ROSANA - SãO PAULO

A cidade de Rosana foi implantada em meados da década de 1950, em decorrência dos planos de construção de um Ramal Ferroviário pela Companhia de Estrada de Ferro sorocabana. A decisão da construção do Ramal deu-se por volta de 1952, e deveria alcançar as barrancas do rio Paraná, próximo da confluência do rio Paranapanema em 1957.

O rio Paraná seria transposto por balsa e, daí algum tempo, a ferrovia teria continuidade no Estado do Mato Grosso do Sul até a cidade de Dourados - MS.

A cidade se chamaria Rosana, nome de uma das filhas do colonizador Sr. Sebastião Camargo. A principal função da cidade seria comercial. área de 66 km abrangida pelo plano, teve seu setor rural retalhado em pequenas propriedades que serviam de apoio e sustentavam o núcleo urbano com certos produtos.

GENTILICO: ROSANENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA:

Distrito criado com a denominação de Rosana por Lei nº 8092, de 28 de fevereiro de 1964 no município de Teodoro Sampaio.

Elevado à categoria de município com a denominação de Rosana, por Lei Estadual nº 6645, de 9 de janeiro de 1990, desmembrado de Teodoro Sampaio, com Sede no antigo distrito de Rosana. Constituido do distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 1 de janeiro de 1993.

Em divisão territorial datada de 01-VI-1997, o município é constituido do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE; Publicação do município - ROSANA Gestão 97/2000 - O CORAçãO DO PONTAL

Autor do Histórico: MARIA ANGELA MONTINI ALMEIDA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Rosana: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Rosana? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: