Tudo sobre Redenção da Serra Estado de São Paulo
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Redenção da Serra
Coordenadas geográficas
O município de Redenção da Serra fica localizado na latitude -23.2638 e longitude -45.5422 e faz parte do estado de São Paulo.
Tamanho do Território de Redenção da Serra
Com um total de 309,441 km², Redenção da Serra de extensão territorial.
População de Redenção da Serra
De acordo com dados do IBGE, Redenção da Serra possui aproximadamente 3.863 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Redenção da Serra são chamados de rendencense.
Administração municipal
Prefeito atual:JUCIMAR FERREIRA DA SILVA.
História de Redenção da Serra - São Paulo
Redenção da Serra faz parte do estado de São Paulo, na microrregião de Paraibuna/Paraitinga.
A história de Redenção da Serra, tem início no começo do século XIX. Com o esgotamento do ouro nas Minas Gerais, a economia brasileira se deslocou para o Vale do Paraíba movida pelo fenômeno do ciclo do café. A monocultura do café trouxe a expansão cafeeira na região, ocupando vales e montanhas, possibilitando o surgimento de cidades e vilarejos, dinamizando e enriquecendo importantes centros urbanos na época como, Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Lorena e Bananal.
Visando ampliar a extensão das lavouras cafeeiras em territórios ainda desconhecidos, o governador da província de São Paulo nomeou o sertanista e grande desbravador capitão-mor, Francisco Ferraz de Araújo, juntamente com sua esposa, moradores da então Vila Real de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pindamonhangaba, filho do ilustre paulista Miguel Godoy Moreira, um importante e rico proprietário de terras, que ocupou cargos de confiança no governo da Capitania de São Paulo.
História da cidade de REDENçãO DA SERRASãO PAULO
No começo do século XIX, o Governador da Província de São Paulo, ordenou ao Capitão-Mor Francisco Ferraz de Araújo e sua mulher Francisco Galvão da Fontoura, que penetrassem no sertão , hoje denominado Samambaia, até encontrar o rio Paraitinga.
Cumprindo a determinação, o casal de sertanistas, acompanhado de grande número de escravos, terminaram por estabelecer-se às margens do rio procurado.
Um dos escravos morreu na abertura do caminho, ficando sepultado em local próximo à casa de Francisco Ferraz de Araújo.
Para assinalar a sepultura do escravo desbravador, foi erguida uma grande cruz. Todos que solicitavam terras a Ferraz de Araújo, recebiam a imposição de construir suas casas em local próximo à cruz existente.
Logo após, foi erguida uma capela e os moradores iniciaram plantação de linho, que era colocado a secar em pequeno paiol. Nasceu assim, espontaneamente, o nome do lugarejo: Paiol + linho = Paiolinho.
Não há precisão quanto à data - dia e mês - de sua fundação, entretanto ele ocorreu em 1850, com a criação da paróquia, que recebeu a denominação de Santa Cruz do Paiolinho.
O núcleo teve sua história ligada à libertação dos escravos. Essa idéia há muito estava em marcha e em todas as cidades, era a preocupação de conservadores e liberais. Em Paiolinho chegaram também os ecos da campanha abolicionista, aderindo ao movimento cívico.
Em 10 de fevereiro de 1888, em documento assinado, Maria Augusta D′Almeida, Gabriel Ortiz Monteiro, Joaquim Camargo Ortiz, Antônio da Palma, Monsenhor José Alves Coelho Quimaraes, José Lopes Leite de Abreu, Joaquim Antônio dos Santos Santos e Lourenço Ottoni de Gouveia Castro, declararam seus escravos livres que continuaram a trabalhar mediante salário convencional. No mesmo documento e motivados pelo movimento que ali nascia, resolveram trocar a designação do Município para Redenção. Em 1944, passou a denominar-se Redenção da Serra.
Com a construção da represa sobre os rios Paraibuna e Paraitinga pela CESP Companhia Energética de São Paulo, a velha cidade foi inundada, tendo sido erguida uma nova, às margens da represa, cujo Decreto de implantação é o de n. 190, de 25 de agosto de 1979.
GENTíLICO: RENDENCENSE
FORMAçãO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Redenção, por Lei Provincial nº 3 de 24 de março de 1860, no Município de Taubaté.
Elevado à categoria de município com a denominação de Redenção pela Lei provincial nº 33, de 08 de maio de 1877, desmembrado de Taubaté. Com sede no povoado de Paiolinho, constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de dezembro de 1877.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de Redenção se compõe do Distrito Sede.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Redenção permanece com o Distrito Sede.
Decreto no 6448, de 21 de maio de 1934, reconduz o Município à categoria de Distrito, incorporando ao Município de Jambeiro.
Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Redenção da Serra, por Decreto no 7353, de 05 de julho de 1935. Constituído do Distrito Sede. Sua reinstalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1939.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, bem como no quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Município de Redenção é composto do Distrito Sede -e pertence ao termo judiciário de Taubaté, da comarca de Taubaté.
Pelo Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, o município e o Distrito de Redenção da Serra passaram a denominar-se Redenção da Serra. No quadro fixado pelo referido Decreto-lei , para vigorar em 1945-1948, o Município de Redenção da Serra ficou composto do Distrito Sede e pertence a comarca de Taubaté.
Assim permanece nos quadros fixados pelas Leis Estaduais nos 233, de 24-XII-1948 para vigorar em
1949-1953 e 2456, de 30-XII-1953, para vigorar em 1954-1958. Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.
ALTERAçãO TOPONíMICAS MUNICIPAIS
Redenção para Redenção da Serra, por força do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944.
Fonte: IBGE
DDD de Redenção da Serra, São Paulo
12
Como fazer uma ligação para Redenção da Serra:
0 + Operadora + 12 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 12 + telefone
- Vivo: 015 + 12 + telefone
- Aerotech: 017 + 12 + telefone
- Claro: 021 + 12 + telefone
- GVT: 025 + 12 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 12 + telefone
- TIM: 041 + 12 + telefone
- Sercontel: 043 + 12 + telefone
CEP de Redenção da Serra
Prefeitura Municipal de Redenção da SerraEndereço: Av. XV de Novembro, 829, Centro, Redenção da Serra - SP, CEP: 12170000
Telefone / Fax:(12) 3676-1282 (12) 3676-1282
Prefeito: JUCIMAR FERREIRA DA SILVA
Hospitais em Redenção da Serra - SP
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde rendencense.
Cartórios na cidade de Redenção da Serra
Acesse a lista de Cartórios em Redenção da Serra. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Redenção da Serra Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Redenção da Serra - SP e localizar ruas e endereços do município paulista.
Hotéis e Pousadas em Redenção da Serra
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Redenção da Serra. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Redenção da Serra
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Redenção da Serra.
Redenção da Serra fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Redenção da Serra - SP em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
Se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará.
(Mateus 6:14)
Bíblia Online