Início » São Paulo » Rafard


Rafard - São Paulo



Rafard faz parte do estado de São Paulo.

Terra onde nasceu Tarsila do Amaral, na Fazenda São Bernardo, no ano de seu nascimento Rafard era distrito de Capivari. A casa onde residiu a pintora modernista ainda existe, estando plenamente conservada. Rafard também é cidade natal do ator e diretor Paulo Betti.

Um dos eventos históricos mais marcantes de Rafard foi o que ficou conhecido como a "Guerra de Bosta". Ocorreu por ocasião da eleição de Jânio Quadros como Presidente da República. Rafard foi uma das pouquíssimas cidades do Estado de São Paulo em que Jânio perdeu nas urnas. Nesse contexto, os habitantes da vizinha Capivari que eram partidários do eleito foram até Rafard, como um ato de provocação política. Os habitantes do valoroso município então responderam enchendo sacos de plástico com material tirado dos esgotos e lançando de cima dos telhados da rua principal sobre os janistas.

História da cidade de Rafard

São Paulo

Rafard conhecida como ´Cidade Coração´, foi fundada por Júlio Henrique Raffard em 1883 e povoada por italianos que aqui se estabeleceram como colonos na lavoura de cana-de-açúcar. A história de Raffard inicia-se com a instalação da Usina, antigo engenho central, pertinente a Sociéte de Sucréries Brésillenes, segundo decreto assinado pelo Imperador D. Pedro II.

Desde o começo da instalação da Usina, a população de Capivari se referia ao povoado como ´Villa do Henrique Raffard´ e ´Villa Raffard´, até que por decreto governamental a Vila passa a ser Distrito de Capivari. Em 1964 acontece a emancipação e o município recebe o nome de Rafard. Rafard possui uma população aproximada de 9500 habitantes e um povo bastante hospitaleiro. Apresenta excelente localização geográfica e está cercada por grandes centros industriais, comercial, agrícola, médico e hospitalar, universidades, rodovias, ferrovias, hidrovias, aeroporto, centros culturais, de lazer, tecnológico, de pesquisa e outros, tudo dentro de um raio de 40 / 50 km.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Rafard, pela lei estadual nº 2368, de 22-11-1929,

subordinado ao município de Capivari.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Rafard figura no município de Capivari.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado ã categoria de município com a denominação de Rafard, pela lei estadual nº 5285, de 18-02-1959, desmembrado do município de Capivari. Sede no antigo distrito de Rafard. Constituído do distrito sede.

Pelo mandato de segurança nº 92102 de 20-12-1959, o município de Rafard é extinto.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Rafard volta a pertencer ao município de Capivari.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Rafard, pela lei estadual nº 8092, de 28-02-1964, desmembrado do município de Capivari. Sede no antigo distrito de Rafard. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-03-1965.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Rafard: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Rafard? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: