Início » São Paulo » Presidente Prudente


Presidente Prudente - São Paulo



"Prudente"

Presidente Prudente é uma cidade no interior do estado de São Paulo. Pertencente à mesorregião e microrregião de mesmo nome,. encontra-se a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 558km. Ocupa uma área de 562,107 km², sendo que 16,5600km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada no ano de 2010 em 207625 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 36º mais populoso de São Paulo e primeiro de sua microrregião. Está a 979km de Brasília, capital federal.

A sede tem uma temperatura média anual de 21,6°C e na vegetação do município predomina uma formação arbórea esparsa. Em relação à frota automobilística, em 2009 foram contabilizados 103 460 veículos. Com uma taxa de urbanização da ordem de 97,91%, o município contava, em 2009, com 91 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,846, considerando como elevado em relação ao estado.

História da cidade de PRESIDENTE PRUDENTE SãO PAULO

ASPECTOS HistóricoS

A MAIS antiga notícia das terras hoje pertencentes ao Município de Presidente Prudente consta da escritura pela qual seu domínio é transferido por José Antônio Gouvêa à família Alves Lima, por volta de 1850. Desta última passa à propriedade de Manuel Pereira Goulart, que explora a região entre 1884 e 1890 e contrata com o Governo Provisório a colonização de 50 alqueires daquelas terras.

Em 1917, Francisco de Paula Goulart, filho de Manuel e residente em Assis, dirige-se, pela Estrada de Ferro Sorocabana até Indiana, então ponto terminal da ferrovia, e dali até Veado, a fim de dar prosseguimento à obra colonizadora do pai. Acompanham-no Guilherme Tomaz de Andrade, João Leonel e vários agricultores de Campos Novos, Piraju e outros lugares e a 14 de setembro - data em que atualmente se comemora a fundação da cidade - procede à primeira derrubada da mata virgem (de que o Bosque Municipal ainda hoje constitui recordação).

A João Carlos Fairbanks, engenheiro da Sorocabana que trabalhava no prolongamento das linhas, atribui Goulart a incumbência de levantar a planta da futura cidade e em 1918 acha-se o trabalho concluído, com o traçado de ruas e avenidas largas e retas e praças espaçosas.

No mesmo ano, segundo alguns testemunhos atinge a ferrovia a localidade, na qual a "Casa Americana" é ainda o único estabelecimento comercial.

A 19 de janeiro de 1919, inaugura-se oficialmente o transporte de passageiros e de carga. A via férrea divide o lugarejo em duas partes: a mais ampla, em nível mais baixo, passa a denominar-se Vila Goulart; a outra, Vila Marcondes, homenagem a José Soares Marcondes, um dos colonizadores.

As terras virgens e férteis atraem mineiros e nortistas, assim como imigrantes portugueses, espanhóis, italianos e, principalmente japoneses e, em 1921, ao ser criado o Município, é escolhido o atual topônimo de Presidente Prudente, homenagem a Prudente de Morais.

GENTíLICO : PRUDENTINO

FORMAçãO ADMlNISTRATIVA

A Lei estadual n.º 1.798, de 28 de novembro de 1921, criou o Distrito e o Município, com território desmembrado de Campos Novos e Conceição de Monte Alegre, e ao mesmo tempo, elevou a sede à categoria de cidade. A instalação se verificou em 13 de março de 1923.

Compõe-se atualmente o Município de 5 distritos: Presidente Prudente (sede), Eneida, Montalvão, Ameliópolis e Floresta do Sul.

A Comarca, de 4.ª entrância, foi criada pela Lei n.º 1.887, de 8 de dezembro de 1922.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Presidente Prudente: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Presidente Prudente? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: