Início » São Paulo » Piacatu


Piacatu - São Paulo



Piacatu é um município do estado de São Paulo, no Brasil. A população avaliada em 2004 era de 4 669 habitantes.

"Piacatu" é uma palavra tupi Ver Bem ou Coração Bom, através da junção dos termos py′a ("ver ou coração") e katu ("bom ou bem"). Os índios tupis acreditavam que o fígado era a sede das emoções. Portanto, uma tradução mais contemporânea poderia ser "coração bom", no sentido de o coração ser considerado, simbolicamente, atualmente, a sede das emoções.

Possui uma área de 233,12km².

História da cidade de PIACATU SãO PAULO

A colonização da região, deu-se no início do século XX, a partir do loteamento de grandes fazendas, quando as Ferrovias Paulista e Noroeste, prolongaram seus trilhos em direção às barrancas do rio Paraná. Esse momento possibilitou a fundação de Bilac, município próximo, cujas terras foram loteadas pela "Companhia Brazil Plantation Sindical", em 1917.

O desenvolvimento das atividades agrícolas em Bilac, atraiu para a região, muitas famílias que, aos poucos, fundaram vários povoados. Um destes núcleos, de nome Bela Vista, foi fundado entre 1920 e1930, por Antônio e Afonso Vendrame, Luiz Stevanelli, João Gobbi, Antônio Marchi, ongelo Fulini e Vicente Rodrigues Goulart, em área adquirida da Companhia de Terras Norte do Paraná.

O café e outras culturas possibilitaram o desenvolvimento da povoação que, em 1944, foi elevada a Distrito de Paz, com o nome de origem indígena, Piacatu, que significa "vista boa".

Mais tarde, a pecuária tornou-se uma forte base sócio-econômica que, ao lado do algodão e café, foi fator de desenvolvimento do município de Piacatu, criado em 1953.

GENTíLICO: PIACATUENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Piacatu, por Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, no município de Bilac, Distrito de Piacatu com terras desmembradas do Distrito da Sede do Município de Birigui e do Distrito de Bilac.

No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei, para vigorar em 1945-1948, o Distrito de Piacatu figura no Município de Bilac, assim como no fixado pela Lei nº 233, de 24-XII-1948 para 1949-1953.

Elevado à categoria de município com a denominação de Piacatu, por Lei Estadual no 2456, de 30 de dezembro de 1953, desmembrado de Bilac. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1955.

Fixado o quadro territorial para vigorar, no período, de 1954-1958, o município é constituído do Distrito Sede.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Piacatu: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Piacatu? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: