Início » São Paulo » Paulínia


Paulínia - São Paulo



Paulínia é uma cidade no interior do estado de São Paulo. Pertencente à mesorregião e microrregião de Campinas,. encontra-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 119 quilômetros. Ocupa uma área de 139km² e sua população foi contada em 2010 pelo IBGE em 84.512 habitantes. Está localizado no eixo Rio-São Paulo, servindo de elo entre a Grande São Paulo e cidades da região, como Cosmópolis, Artur Nogueira e Conchal.

O município de Paulínia foi emancipado do município de Campinas no ano de 1964. O nome é uma homenagem a José Paulino Nogueira, um fazendeiro conhecido na região de Campinas, que emprestou seu nome à estação ferroviária ao redor da qual se desenvolveu o município. É conhecido por sediar um dos maiores polos petroquímicos da América Latina, centrado na Refinaria de Paulínia (Replan).

Graças à Replan e a esse polo petroquímico, que estão sediados na região norte da cidade, Paulínia tem a sétima maior renda per capita do Brasil. Também graças ao polo, tem altos níveis de poluição por ozônio, principalmente no distrito de Betel e na região da Replan, onde se encontram empresas como: Rhodia, Purina, Shell e Petrobras. A cidade se destaca pelo intenso crescimento populacional, sendo o maior da Região Metropolitana de Campinas. O setor de serviços historicamente não tem grande importância para o município, mas recentemente vem se desenvolvendo por causa de projetos como o Paulínia Magia do Cinema.

História da cidade de PAULíNIA SãO PAULO

A partir das expedições do bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, muitas sesmarias foram sendo concedidas na região de Campinas, aí estabelecendo, com o passar dos tempos, várias pousadas de tropeiros. Nessa região, surgiu a Fazenda do Funil, integrada por cinco antigas glebas que foram sucessivamente se agregando.

Em fins do século XIX, a Fazenda do Funil, sofreu um desmembramento que constituiu a Fazenda São Bento, onde os colonos e imigrantes cultivavam o algodão, em larga escala. Para escoar a produção agrícola local foi construída, em 1906, a Estrada de Ferro Funilense, que instalou uma estação na Fazenda São Bento.

A estação recebeu o nome de José Paulino, em homenagem ao Coronel José Paulinio Nogueira, grande agricultor campinense, que se destacou por suas atividades filantrópicas durante a epidemia da Febre Amarela na sua cidade natal.

Passou então o povoado a ser conhecido por José Paulino até que, por decisão do Governo Federal, denominou-se Paulínia.

Um marco importante no desenvolvimento de Paulínia, foi a instalação da Rhodia S/A., em 1942, que comprou a Fazenda São Francisco e iniciou a produção de cana-de-açúcar na região e a instalação de uma usina para destilação de álcool.

A partir de 1966, começaram os estudos para instalar em seu território uma refinaria de Petróleo, a REPLAN - Refinaria do Planalto. Outras indústrias ligadas ao ramo petroquímico então se instalaram em Paulínia, diversificando seu parque industrial e desencadeando o deslocamento do setor primário para atividades urbanas.

GENTíLICO: PAULINENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Paulínia, por Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, no Município de Campinas.

No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei, para vigorar em 1945-1948, o Distrito de Paulínia figura no Município de Campinas, assim como nos fixados pelas Leis nos 233, de 24-XII-1948 e 2456, de 30-XII1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-1953 e 1954-1958.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Paulínia, por Lei Estadual no 8092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembrado de Campinas. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 21 de março de 1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Paulínia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Paulínia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: