Início » São Paulo » Parisi


Parisi - São Paulo



Parisi faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 20º18′13" sul e a uma longitude 50º00′53" oeste, estando a uma altitude de 496 metros. A cidade tem uma população de 2.032 habitantes (IBGE/2010) e área de 84,5km². Parisi pertence à Microrregião de Votuporanga.

Parisi tem suas origens por volta de 1930. O nome do município é decorrente dos proprietários de uma das duas fazendas que começaram sua história, ou seja, Fazenda Parisi e a Fazenda Marco. Alguns pequenos lotes dessas fazendas foram vendidos a comerciantes que estabeleceram seus comércios e suas residências. Ao longo da hoje conhecida Rua Dr Fernando Costa, começou então a primeira e pequena aglomeração urbana, pela qual surgiu a Vila Parisi e a Vila Marco (respectivamente à direita e à esquerda da citada rua).

Anos depois, com a venda da Fazenda Marco, o espaço tornou-se Vila Parisi. Em 1948, através da Lei 233 de 24 de outubro, a vila tornou-se distrito de Votuporanga, com sede no povoamento do mesmo nome e com terras desmembradas do distrito de Álvares Florence (ex-Igapira). O crescimento e desenvolvimento do distrito culminou no processo de emancipação, iniciado em 1989 pela Comissão Emancipadora do Distrito de Parisi, sendo elevado a município pela Lei Estadual nº 7664, publicada a 13 de dezembro de 1991.

História da cidade de Parisi

O distrito de Parisi foi criado em 24 de dezembro de 1948, com sede no povoado de mesmo nome, em terras do município de Votuporanga e território desmembrado do distrito de álvares Florence.

Seu desenvolvimento foi demorado e somente 43 anos mais tarde, em 30 de dezembro de 1991, com a criação do município, obteve sua autonomia político-administrativa.

Gentílico: parasiano

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Parisi, pela lei estadual nº 233, de 24-12-1948, com terra desmembra do distrito de álvares Florence, Subordinado ao município de Votuporanga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Parisi figura no município de Votuporanga.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Parisi, pela lei estadual nº 7644, de 30-12-1991, desmembrado de Votuporanga. Sede no antigo distrito de Parisi. Constituído do distrito sede. Instalado 01-01- 1993.

Em divisão territorial datada de 01-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Parisi: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Parisi? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: