Início » São Paulo » Osvaldo Cruz


Osvaldo Cruz - São Paulo



Osvaldo Cruz faz parte do estado de São Paulo. Foi fundado com o nome de Califórnia em 6 de junho de 1941 por Max Wirth, um cidadão suíço. Em 11 de novembro de 1941 foi elevada a distrito, sendo que em 1 de janeiro de 1945 foi criado o município que recebeu o nome em homenagem ao proeminente cientista brasileiro Oswaldo Cruz.

Possui dois feriados municipais, em 6 de junho (data de fundação da cidade) e 19 de março (dia de São José, padroeiro da cidade).

6 de junho de 1941: Data de fundação da cidade. Marca a primeira missa rezada pelo padre Gaspar Aquino Cortez, da cidade de Bastos, onde hoje se encontra a Praça Lucas Nogueira Garcez.

História da cidade de OSVALDO CRUZ SãO PAULO

O desbravamento de um trecho do espigão divisor de águas entre os Rios Aguapeí ou Feio e o do Peixe, na Alta Paulista, foi organizado pela família Max Wirth, dando origem a diversos Municípios, entre eles Salmorão e Osvaldo Cruz.

Entretanto as primeiras tentativas de colonização do imigrante Suíço não foram bem sucedidas, como em 1921 no " Salto Dr. Carlos Botelho", onde o isolamento e as doenças tropicais acabaram por levá-lo a abandonar a região, em 1922.

Em 1940, reorganizou a empresa com a colaboração de outros imigrantes como Hans A. Scheweizer, Hans Klotz, Arno Kiefer, Yutaba Abe, Ernesto Melan, Walter Schiller e Orlando Bergamaschi, agrônomos e engenheiros, que demarcaram em lotes a gleba da antiga fazenda Califórnia. Embora os trabalhos se efetivassem após 1940, desde 1938 já haviam estudos para localizar

o patrimônio que viria a ser Osvaldo Cruz. Localizada a gleba para formação do patrimônio de Califórnia pelo engenheiro Arno Kiefer, deu-se a empreitada da derrubada da mata a Estanislau Pereira e José Pombalino, em novembro de 1940.

As facilidades de pagamento dos lotes e a fertilidade das terras levaram grande número de interessados a se fixarem na nova localidade, onde em 6 de junho de 1941 foi celebrada a primeira missa.

Em 1945, passou à denominar-se Osvaldo Cruz, em homenagem ao grande cientista Brasileiro.

Com a chegada dos trilhos da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, melhoraram as condições de desenvolvimento, conquistando, Osvaldo Cruz, em 1956, do Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM, o título de uma das dez mais progressistas cidades do Brasil.

GENTíLICO: OSVALDO-CRUZENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Osvaldo Cruz, por Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, no Município de Guararapes e Tupã.

Elevado à categoria de município com a denominação de Osvaldo Cruz, por Decreto-lei nº 14334, de 30 de novembro de 1944, desmembrados dos Municípios de Guararapes e Tupã, com Sede na vila do mesmo nome. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia, 01 de janeiro de 1945.

No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei para vigorar em 1945-1948, o Município de Osvaldo Cruz ficou composto do Distrito Sede, e pertence ao termo e comarca de Lucélia.

Figura no quadro territorial fixado pela Lei nº 233, de 24-XII-1948, composto dos Distritos de Osvaldo Cruz, Sagres e Salmorão, comarca de Lucélia e no fixado pela Lei nº 2456, de 30-XII-53, com os Distritos de Osvaldo Cruz, Lagoa Azul, Sagres e Salmorão, comarca de Osvaldo Cruz.

Lei Estadual no 5285, de 18 de fevereiro de 1959, desmembrado do Município de Osvaldo Cruz os Distritos de Sagres e Salmourão.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído de 2 Distritos: Osvaldo Cruz e Lagoa Azul.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Osvaldo Cruz: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Osvaldo Cruz? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: