Início » São Paulo » Nova Canaã Paulista


Nova Canaã Paulista - São Paulo



Nova Canaã Paulista faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 20º23′09" sul e a uma longitude 50º56′57" oeste, estando a uma altitude de 401 metros. A cidade tem uma população de 2.114 habitantes (IBGE/2010) e área de 124,4km². Nova Canaã Paulista pertence à Microrregião de Jales.

Dados do Censo - 2010

População total: 2.114

Nova Canaã foi fundada na década de 50, a 29 de junho de 1954, em terras adquiridas da CAIC, por Inork Conceição da Silva.

As terras que formaram o perímetro urbano inicial, limítrofes a cidade, foram adquiridas na década de 40, pelo fazendeiro Stalamo, que com a parceria de dois outros fazendeiros adquiriram 6000 alqueires remanescentes das terras da antiga Fazenda Ponte Pensa.

Fundada a Vila de Nova Canaã, coube a José Francisco da Silva, conhecido como "Zé Chico", a comercialização dos lotes que formaram o traçado planimétrico urbano.

As terras da área geográfica pertenciam então ao município de Santa Fé do Sul. Elevada a categoria de Distrito no dia 28 de fevereiro de 1964, por força da Lei Estadual 8092, e nesta ocasião delimitou-se a área distrital dentro do município de Três Fronteiras.

Nova Canaã emancipou-se por força da Lei Estadual 7664, de 30 de dezembro de 1991, e a instalação do Município efetivou-se em 1° de janeiro de 1993. Com a emancipação política ocorreu a alteração do nome da cidade para Nova Canaã Paulista.

O primeiro Prefeito do município foi o Sr. Carlos Aparecido Martins Alves, tendo como Vice-Prefeito Sr. Israel Lindolfo. A Câmara Municipal foi composta pelos seguintes vereadores: Pedro Feltrin (Presidente da Câmara), Everaldo Faveri (1° secretário), Alcides Paulo Viana (2° secretário), Donizeti dos Santos Lage, Manuel Viera da Silva, Lécio Vasconcelos, Benedita Maria de Jesus Moreira, Luiz Humberto Senedezi e Nilton Giacometti.

Encravada no extremo noroeste do estado de São paulo, no antigo Sertão de Rio Preto, na rota da centenária estrada boiadeira, que demandava à Cuiabá.

Encontra-se na bacia hidrográfica do Tietê - Paraná. Clima tropical úmido com inverno seco.

Padroeiro: São Pedro (homenagem à data de fundação).

Localização:

O município está localizado no extremo noroeste do estado de São Paulo, na mesorregião de São José do Rio Preto e microrregião de Jales. Possui uma área de 124,1 Km.

Limita-se ao Norte com Três Fronteiras, ao Sul com Aparecida D′oeste, a Leste com Palmeira D′oeste e a Oeste com Santa Fé do Sul. Sua sede situa-se a 20º37′ de Latitude Sul e 50º95′ de Longitude WGr.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: BENEVALDO JULIO CARDOSO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Nova Canaã Paulista: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Nova Canaã Paulista? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: