Início » São Paulo » Neves Paulista


Neves Paulista - São Paulo



Neves Paulista faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 20º50′46" sul e a uma longitude 49º37′47" oeste, estando a uma altitude de 549 metros. A cidade tem uma população de 8.772 habitantes (IBGE/2010). Neves Paulista pertence à Microrregião de Nhandeara.

Fundada em 22 de maio de 1922 (90anos).

Em 22 de maio de 1922, Capitão Neves, Waldemar e José da Costa Spindola, José Francisco Matarezi, Joaquim Pedro da Silva e Gerônimo Chico, ergueram um cruzeiro no local que constitui o divisor de águas entre os córregos da Água Limpa, o de Jacutinga e o Ribeirão do Jacaré, fundando o patrimônio do "Canto Chão", em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.

História da cidade de Neves Paulista-SP

As terras férteis da região já eram conhecidas desde o início deste século e foi este fator que levou o desbravador de matas e fazendeiro, Joaquim da Costa Penha, o Capitão Neves, mineiro e antigo morador de Jabotical, também fundador de Monte Azul Paulista e Mirassol, adquirir gleba do fazendeiro Vilela.

Em 22 de maio de 1922, Capitão Neves, auxiliado por Waldemar e José da Costa Spindola, José Francisco Matarezi, Joaquim Pedro da Silva e Gerônimo Chico, ergueram um cruzeiro no local que constitui o divisor de águas entre os córregos da água Limpa, o de Jacutinga e o Ribeirão do Jacaré, fundando o patrimônio do "Canto Chão", sob a invocação de Nossa Senhora da Aparecida.

Em 8 de setembro do mesmo ano foi rezada missa na capela erguida junto ao cruzeiro. A primeira riqueza explorada foi a madeira, retirada das matas derrubadas para implantação das lavouras, seguindo-se a cultura de milho, arroz, feijão e, sobretudo, o café. O Distrito de Paz foi criado em dezembro de 1927 recebendo o nome de Vila Neves, primeiramente em território de Monte Aprazível e depois de Mirassol (1937). Em novembro de 1944 é elevado a município com o nome de Iboti. Em 1948, em homenagem ao seu fundador, o nome foi alterado para Neves Paulista, diferenciando-a de homônimas em Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O município teve grande destaque econômico na década de 1950, quando mais de 70% de suas terras eram cultivadas como intensas lavouras cafeeiras, de excelente porte e qualidade.

Gentílico: Nevense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Neves, pela Lei Estadual nº 2232, de 22-12-1927, subordinado ao município de Monte Aprazível.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Neves figura no município de Monte Aprazível.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Iboti, pelo Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30-11-1944, desmembrado de Monte Aprazível e Mirassol. Sede no atual distrito de Iboti (ex-Neves). Constituído de dois distritos: Iboti e Barra Dourada, ambos desmembrados de Mirassol. Instalado em 01-01-1945.

Pelo Decreto-lei Estadual nº 233, de 24-12-1948, o município de Iboti, passou a denominar-se Neves Paulista. Pela mesma lei acima citada é criado o distrito de Miraluz e anexado ao município de Neves Paulista.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Neves Paulista (ex-Iboti), Barra Dourada e Miraluz.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais

Neves para Iboti alterado, pelo Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30-11-1944.

Iboti para Neves Paulista, teve sua denominação alterada, por força do Decreto-lei Estadual nº 233, de 24-12-1948.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Neves Paulista: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Neves Paulista? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: