Início » São Paulo » Murutinga do Sul


Murutinga do Sul - São Paulo



Murutinga do Sul faz parte do estado de São Paulo.

Foi fundado em 1937 (74–75 anos) por Pedro Storti, que vindo de Araçatuba, estabeleceu-se com sua família na região. No mesmo ano foi fundada a estação ferroviaria (N.O.B.) que contribuiu decisivamente para o desenvolvimento do povoado. Em 30 de novembro de 1944 foi elevada à condição de distrito do município de Andradina com o nome de "Algodoal" (visto ser uma das principais atividades econômicas da época). Em 30 de dezembro de 1953 se emancipou de Andradina e passou a ter o nome atual de Murutinga do Sul; o "Sul" foi adicionado visto já existir outra cidade com esse nome. Seu aniversário é comemorado em 1º de maio, e o por que até hoje não se sabe bem, visto que sua emancipação político-administrativa se deu em 30 de dezembro

Encontra-se a uma latitude 20º59′36" sul e a uma longitude 51º16′39" oeste, estando a uma altitude de 409 metros. A população avaliada em 2004 era de 4.068 habitantes.

História da cidade de Murutinga do Sul

O avanço da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil em direção às barrancas do rio Paraná, possibilitou a colonização da região onde, em 1937, Pedro Storti fundou uma povoação, sob invocação de São José. Esta teve rápido desenvolvimento baseado inicialmente nas lavouras de café e mais tarde, o milho, arroz, mamão e principalmente o algodão.

A fertilidade dos solos e facilidade de acesso à localidade e de aquisição de lotes, atraíram muitos povoadores, justificando a criação do Distrito de Paz de Algodoal, em 1944, e sua emancipação em 1953, com o nome de Murutinga do Sul.

O topônimo Murutinga é corruptela de ´moritinga´e significa muito branco, alvíssimo; a partícula ´do sul´foi acrescentada para distinguir a localidade de outra homônima no Estado do Amazonas.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Algodoal, pelo decreto-lei estadual nº 14334, de 30-11-1944, subordinado ao município de Andradina.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Murutinga do Sul figura no município de Andradina.

Elevado à categoria de município com a denominação de Murutinga do Sul, pela lei estadual nº 2456, de 30-12-1953, desmembrado do município de Andradina. Sede no antigo distrito de Muritinga. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Murutinga do Sul: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Murutinga do Sul? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: