Início » São Paulo » Motuca


Motuca - São Paulo



Motuca faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 21º30′29" sul e a uma longitude 48º09′04" oeste, estando a uma altitude de 618 metros. A população avaliada em 2004 era de 4.164 habitantes. Município criado em 20 de janeiro de 1990.

Possui uma área de 229,426km².

Dados do Censo - 2000

História da cidade de Motuca São Paulo - SP

Os primeiros registros de ocupação de Motuca são de 1892, com a construção da Estrada de Ferro Rincão/Bebedouro, pela Companhia Paulista de Estrada de Ferro.

O local, abundante em recursos hídricos, recebia os condutores e suas boiadas vindos de regiões distantes e o entroncamento da estrada de ferro com a estrada boiadeira era natural, porque tanto havia o descarregamento de boiadas como o de café, produto que após percorrer um longo caminho até o porto de Santos tinha como destino final o mercado europeu.

Como tantas outras áreas do Estado de São Paulo, Motuca teve seu período áureo com a cultura do café e a criação de gado. Por volta de 1908, houve o assentamento de imigrantes japoneses e portugueses que desenvolveram atividades ligadas ao setor hortifrutigranjeiro e à cafeicultura.

O efetivo crescimento agrícola impulsionou o desenvolvimento políticoadministrativo e, em 31 de dezembro de 1925, passou a distrito do município de Araraquara. Depois da década de 50, houve a substituição das outras culturas pela cultura da cana-de-açúcar, que pouco a pouco foi tomando conta das pequenas fazendas e sítios, arrendando terras e atraindo o migrante nordestino para a área.

Desse período em diante, houve um lento desenvolvimento econômico e, apenas em 9 de janeiro de 1990, obteve autonomia político-administrativa com a criação do município. A denominação do município provém de um tipo de mosca de mesmo nome, comum na região por causa da grande quantidade de água ali existente.

Gentílico: motuquense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Motuca, por lei no 2126, de 31-12-1925, subordinado ao município de Araraquara. Em divisão adiministrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Motuca figura no município de Araraquara. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Motuca permanece no município de Araraquara. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Motuca permanece no município de Araraquara. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Motuca, por lei estadual no 6645, de 09-01-1990, desmembrado de Araraquara. Sede no antigo distrito de Motuca. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Motuca: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Motuca? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: