Início » São Paulo » Mariápolis


Mariápolis - São Paulo



Mariápolis faz parte do estado de São Paulo.

As terras que formam o município de Mariápolis foram vendidas pelo coronel Delfino Cerqueira à Cia de Aviação São Paulo – Mato Grosso no ano de 1911. A colonização, entretanto, foi efetuada pela Companhia Industrial, Mercantil e Agrícola, concessionária da Companhia Viação São Paulo – Mato Grosso, em Mariápolis.

Em 1940 foi iniciada a colonização da zona rural, com a formação da primeira fazenda construída por Jan Antonín Ba?a – presidente das companhias proprietárias e concessionárias de uma sólida ponte sobre o rio do Peixe, ligando Mariápolis a Presidente Prudente, sendo a seguir iniciada a exploração da madeira, com a derrubada das matas virgens.

História da cidade de MARIAPOLIS SãO PAULO

Em 1911, o coronel Delfino Cerqueira vendeu suas terras à Cia. De Viação São Paulo- Mato Grosso que pretendia colonizá-las. No entanto, a efetivação do programa somente foi possível anos mais tarde, a partir do avanço da Cia. Paulista de Estrada de Ferro, rumo ao rio Paraná. Igual direção seguia a Estrada de Ferro Sorocabana, contudo, do outro lado do rio do Peixe. Na larga faixa entre estas ferrovias começaram a ser implantadas culturas diversas.

Dr. Juan A.Bata, presidente da Cia Industrial, Mercantil e Colonizadora- CIMA, concessionária da Cia. De Viação São Paulo-Mato Grosso, construiu em 1940, uma ponte sobre o rio, ligando as duas de expansão agrícola e possibilitando o rápido acesso às ferrovias. Essa medida propiciou uma maior concentração de povoadores na região, onde exploravam a madeira. Três anos depois, a CIMA determinou a localização para implantação de uma cidade, estabelecendo estradas e plano de urbanização. A este núcleo deu o nome de Mariápolis, em homenagem à mulher de seu presidente, Maria J.Bata.

O loteamento realizado atraiu muitas famílias que passaram a cultivar arroz, milho e algodão e, mais tarde, café, introduzido por José Mourão. Dois anos depois, Mariápolis já contava com uma grande produção agrícola que atraiu diversos estabelecimentos comerciais e agroindustriais.

Nessa época, o vigário Bernardes levantou o primeiro cruzeiro e capela em louvor a Sagrada Família, em cujo redor foram construidas as primeiras casas tendo sido a primeira aquisição de lote urbano feita por Antônio Jacomeli.

GENTíLICO: MARIAPOLENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Mariápolis, por Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948, no Município de Adamantina.

Elevado à categoria de município com a denominação de Mariápolis, por Lei Estadual nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, desmembrado de Adamantina. Constituído do Distrito Sede. sua instalação verificouse no dia 03 de janeiro de 1953.

No quadro fixado para vigorar 1954-1958, o município é constituído do Distrito Sede.

Lei Estadual no 5285, de 18 de fevereiro de 1959, cria o Distrito de Mourão e incorpora ao Município de Mariápolis.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído de 2 Distritos: Mariápolis e Mourão.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Mariápolis: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Mariápolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: