Início » São Paulo » Junqueirópolis


Junqueirópolis - São Paulo



Junqueirópolis faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 21º30′53" sul e a uma longitude 51º26′01" oeste, estando a uma altitude de 421 metros. A população avaliada em 2009 era de 19.976 habitantes. Possui uma área de 582,836km².

A origem do nome Junqueirópolis é uma homenagem ao seu fundador, Álvaro de Oliveira Junqueira, que aqui se instalou, com sua família, nos idos de 1945. Junqueirópolis, situada na Alta Paulista, região oeste do estado de São Paulo, de características agrícolas, é produtora de milho, algodão, café e frutas, especialmente de acerola e uva.

A família Junqueira é considerada tradicional. Um casal veio de São Simão dos Junqueiras (Portugal).[carece de fontes]

História da cidade de A 13 de junho de 1945, sob a invocação de Santo Antônio de Pádua, no seio da mata virgem, o cidadão Alvaro de Oliveira Junqueira, fez erguer o cruzeiro, símbolo da fé inquebrantável e da tradição religiosa dos novos habitantes que se propunham a eregir uma nova cidade. Pela Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948, adquiriu o povoado a sua autonomia administrativa, passando ao mesmo tempo à categoria de distrito e município, cuja instalação se deu em 03 de abril de 1949. A 18 de fevereiro de 1959, através da Lei Estadual nº 5285, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, houve por bem elevar o município de Junqueirópolis à categoria de comarca, efetivando a sua autonomia judiciária à 07 de março de 1964, com a sua instalação.

Fonte: Agência do IBGE em Dracena

Autor do Histórico: HéLIO RODRIGUES

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Junqueirópolis: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Junqueirópolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: