Início » São Paulo » Jandira


Jandira - São Paulo



Jandira é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da capital, microrregião de Osasco. A população estimada em 2009 era de 112.130 habitantes e a área é de 17,5km², o que resulta numa densidade demográfica de 6468,2 hab/km². Jandira é uma palavra que vem do Tupi-Guarani, e significa abelha melífera, já que nessa região haviam muitas abelhas, o apelido da cidade passou a ser cidade favo de mel.

Seus limites são Barueri a norte e nordeste, Carapicuíba a leste, Cotia a sul e Itapevi a oeste.

O município é servido pelos trens da Linha 8 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Tornou-se município em 28 de fevereiro de 1964, com o desmembramento de Cotia, após a emancipação político-administrativa ser aprovada pelos moradores atráves de plebiscito realizado em 8 de dezembro de 1963.

História da cidade de Jandira

Em 1889, Henrique Sammartino, de origem italiana, instalou-se em São Paulo, ingressando na 1ª Companhia da Infantaria da Guarda Nacional, onde chegou ao posto de Alferes. Naquela época, naturalizou-se brasileiro.

Adquiriu terras em 1912, junto a estação de Ferro Sorocabana, para desenvolver a pecuária. Abriu algumas estradas e melhorou outras, para facilitar a comunicação com Barueri, estação Ferroviária mais próxima.

Por volta de 1920, o Sítio das Palmeiras - nome por ele dado á sua propriedade- tomava proporções de povoado. Em 1924, providenciou-se a primeira escola pública para a localidade.

Sammartino denominou a estação recém-criada de Jandira que, em tupi-guarani, significa favo de mel.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Jandira, pela lei estadual nº 233, de 24-12-1948, com terra desmembrada do distrito de Itapevi, subordinado ao município de Cotia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Jandira figura no município de Cotia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jandira, pela lei estadual nº 8092, de 28-02-1964, desmembrado do município de Cotia. Sede no antigo distrito de Jandira. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-03-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Jandira: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Jandira? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: