Início » São Paulo » Ilha Solteira


Ilha Solteira - São Paulo



Ilha Solteira é uma cidade no interior do estado de São Paulo. Pertence à Mesorregião de Araçatuba, localizando-se a uma latitude 20º25′58" sul e a uma longitude 51º20′33" oeste, estando a uma altitude de aproximadamente 335 metros.

Tal localização, próximo ao encontro dos rios Tietê e Paraná e à divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul, é uma das mais importantes da hidrovia Tietê-Paraná, principal meio de transporte do Mercosul. A população avaliada em 2011 era de 25.146 habitantes. Possui uma área de 659,4km².

O município é um dos 23 que contam com campus da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". O campus UNESP de Ilha Solteira oferece 8 cursos de graduação e 8 cursos de pós-graduação, em torno da qual existe um grande centro de pesquisa responsável pelo desenvolvimento da tecnologia elétrica. Tal característica contribui para o fortalecimento do município como um polo tecnológico.

História da cidade de Ilha Solteira São Paulo - SP

O município de Ilha Solteira foi criado em 30 de dezembro de 1991. Suas mais antigas referências datam de 30 de novembro de 1944, quando tornou-se distrito do município de Pereira Barreto com o nome de Bela Floresta. Mais tarde, em 8 de maio de 1989, por meio de uma lei municipal, sua sede foi transferida para o então povoado de Ilha Solteira. A cidade teve seu desenvolvimento impulsionado pela construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, que movimentou um grande contingente de mão-de-obra. Essa região, carente de apoio por parte de centros maiores, precisou desenvolver uma infra-estrutura mínima para a construção de alojamentos e vilas operárias para os trabalhadores. Até então, o povoado possuía uma rede urbana precária, ou quase inexistente, porque a ocupação da região foi marcada pela pecuária extensiva, pelos latifúndios, pela baixa densidade populacional e pela grande distância dos centros mais significativos.

Gentílico: Ilhense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Bela Floresta, por decreto-lei estadual no 14334, de 30-11-1944, subordinado ao município Pereira Barreto.No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Bela Floresta figura no município de Pereira Barreto. Em divisão territorial datada de1-VII-1955, o distrito de Bela Floresta permanece no município de Pereira Barreto. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960. Pela lei municipal no 1633, de 08-05-1989, transfere a sede do distrito de Bela Floresta para o povoado de Ilha Solteira mantendo esta denominação.

Elevado a categoria de município com a denominação de Ilha Solteira, por lei estadual no 7644, de 30-12-1991, desmembrado de Pereira Barreto. Sede no povoado de Ilha solteira. Constituído distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1995, o município é constituído do distrito sede.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Alteração toponímica distrital

Bela Floresta para Ilha Solteira alterado, por força da lei estadual 1633, de 08-051989.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ilha Solteira: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ilha Solteira? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: