Início » São Paulo » Ilha Comprida


Ilha Comprida - São Paulo



Ilha Comprida faz parte do estado de São Paulo. É uma cidade litorânea localizada a uma latitude 24º44′28" sul e a uma longitude 47º32′24" oeste, estando a uma altitude a nível do mar. Situa-se na Mesorregião do Litoral Sul Paulista e na Microrregião de Registro, ficando a uma distância 209 km da capital. Seu território comprido e estreito possui uma área 188,530km, e sua população em 2011 era estimada em 9 203 habitantes.

A história de Ilha Comprida confunde-se com as origens dos povoados de Iguape e Cananeia que, ainda no período Pré-Colonial do Brasil, foram ocupadas por degredados europeus aliados aos povos indígenas da região.

No final do século XVIII, a ilha recebe os primeiros sinais de ocupação europeia, com a fundação da Vila de Nossa Senhora da Conceição da Marinha, no lado oposto da barra do Rio Sabaúna. No início do século XX começa a se desenvolver a vila de Pedrinhas, tradicional povoado de pescadores.

História da cidade de Ilha Comprida

Apesar de ser município de criação recente, Ilha Comprida teve papel importante no processo de ocupação da costa brasileira no período das primeiras expedições, porque abrigou o antigo povoado de Maratayama, a primeira vila oficial da Coroa Portuguesa, formado a partir da transferência dos habitantes da Ilha do Bom Abrigo, assim denominada por Martim Afonso de Souza.

Os habitantes desse povoado vieram da Ilha de Cananéia em busca de maior proximidade com o continente, mas retornaram para lá mais tarde.

Sua formação administrativa só se delineou no século XX. Em 1938, seu território foi dividido em partes iguais entre Iguape e Cananéia.

Em 1987, Ilha Comprida foi declarada área de Proteção Ambiental Estadual, o movimento pela sua emancipação ganhou força e o município foi criado em 30 de dezembro de 1991, com território desmembrado de Cananéia e de Iguape.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Ilha Comprida, pela lei estadual nº 7644, 30-12-1991, desmembrado dos municípios de Iguapé e Cananéia. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ilha Comprida: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ilha Comprida? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: