Início » São Paulo » Guarani d'Oeste


Guarani d'Oeste - São Paulo



Guarani d′Oeste faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 20º04′29" sul e a uma longitude 50º20′22" oeste, estando a uma altitude de 499 metros. A cidade tem uma população de 1.970 habitantes (IBGE/2010) e área de 85,5km². Guarani d′Oeste pertence à Microrregião de Fernandópolis.

Dados do Censo - 2010

História da cidade de GUARANI D′OESTE SãO PAULO

O devassamento do Noroeste Paulista, iniciado com Euphy Jales, fundador de Jales, e companhias de colonização, como a CAIC, fundadora de Santa Fé do Sul, motivou a fixação de povoadores atraídos pela fertilidade dos solos facilidade de aquisição de terras e principalmente, pela infra-estrutura básica implantada, destacando-se a Estrada de Ferro Araraquara.

Assim, Antônio Zacarias de Oliveira e Antônio Flávio de Oliveira doaram, em março de 1945, parte de suas terras para formação do patrimônio de Guarani d′Oeste, cujo loteamento ficou sob a responsabilidade de Antônio Ribeiro. Vários estabelecimentos comerciais foram instalados e, em torno deles, as primeiras residências.

O topônimo adotado deveu-se à Cachoeira dos índios localizar-se em seu território e porque na época de sua fundação, foram constatados alguns grupos indígenas Guaranis.

As atividades agrícolas, baseadas nas lavouras de café, algodão, milho, soja e amendoim, proporcionaram desde os primeiros anos, o desenvolvimento de Guarani d′Oeste. Todavia, a fase de maior progresso somente se iniciou em 1974, quando começaram as obras de instalação da hidrelétricaágua Vermelha, no Rio Grande. Para atender às necessidades básicas do grande número de trabalhadores requisitados na obra, a CESP criou novas vilas, vias de acesso, escolas, áreas de lazer, expandiu os sistemas de comunicação, aeroporto, e outras estruturas necessárias ao saneamento e abastecimento.

GENTíLICO: GUARANIENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Guarani d′Oeste, por Lei Estadual nº 2456, no Município de Fernandópolis.

Elevado à categoria de município com a denomonação de Guarani d′Oeste, por Lei Estadual nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959, desmembrado de Fernandópolis, com sede no antigo Distrito de Guarani d′Oeste. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1960.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo na divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Guarani d'Oeste: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Guarani d'Oeste? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: