Início » São Paulo » Cordeirópolis


Cordeirópolis - São Paulo



Cordeirópolis faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 22º28′55" sul e a uma longitude 47º27′24" oeste, estando a uma altitude de 668 metros. A população avaliada em 2004 era de 19.773 habitantes. Possui uma área de 137,3km².

Antes da fundação da mesma, o território do Município de Cordeirópolis era dividido em grandes propriedades rurais, que tinham ocupado o solo desde o início do século XIX. A partir de 1817, a capitania de São Paulo (a partir de 1822, província) começa a oficializar as posses, surgindo, então a Fazenda Ibicaba, a Sesmaria do Cascalho e outras. Tempos depois, a cultura de cana-de-açúcar dá lugar à do café, que passou a ser, mais tarde, o principal produto de exportação do Brasil. Devido ao alto custo de transporte até o porto, feito geralmente em tropas de burros, os fazendeiros da região se uniram e viabilizaram a construção da Companhia Paulista de Estradas de Ferro que, em 1876, inaugurou o trecho Campinas-Rio Claro, e, ao mesmo tempo, liberou ao tráfego a estação de Cordeiro. Esta parada tem esse nome pela presença, em período anterior ao terceiro quartel do século XIX, de propriedade designada como sesmaria do Cordeiro.

Em 1884, o governo provincial cria, através de lei, o Núcleo Colonial de Cascalho, em terras adquiridas do fazendeiro Domingos José Nogueira Jaguaribe, para parcelamento e distribuição a imigrantes, como parte de uma iniciativa para amenizar os problemas decorrentes da falta de mão de obra para o café, com o fim da escravidão. A criação deste núcleo, primeiro a ser implantado pelo Governo Provincial, fez aumentar a circulação de mercadorias e o trânsito de passageiros na estação de Cordeiro, que ficava próximo. Além da chegada de agricultores em bloco, para o Núcleo, muitos trabalhadores avulsos e comerciantes acorreram ao lugar, formando um ajuntamento de habitações. Aproveitando-se desta oportunidade, um fazendeiro local, Manoel Barbosa Guimarães, loteou uma área de terra que deu início, provavelmente em 1885, à povoação, chamada oficialmente de Capela de Santo Antônio do Cordeiro.

História da cidade de CORDEIRóPOLIS SãO PAULO

Ainda no século passado iniciou-se a colonização de Cordeirópolis, nome decorrente da antiga fazenda Cordeiro.

O Distrito de Paz de Cordeiro, criado em 7 de agosto de 1889, era então formado das povoações de Cordeiro e de Cascalho.

A luta pela sua emancipação iniciou-se bem cedo; já em setembro de 1902, a população reivindicava ao Congresso Legislativo do Estado a criação do Município.

Em 1943, em decorrência de Decreto Federal, a população de Cordeiro, mediante plebiscito, escolheu novo nome para a localidade, que passou a chamar-se Cordeirópolis a "cidade do cordeiro".

GENTíLICO: CORDEIROPOLENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Cordeiro, por Lei no 645, de 07 de agosto de 1899, no Município de Limeira.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no Município de Limeira o Distrito de Cordeiro.

Em divisão referente ao ano de 1933, este distrito está grafado Cordeiro e figura no mesmo Município de Limeira.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, Cordeiro é distrito apenas judiciário e figura no Município de Limeira.

No quadro anexo ao Decreto-Lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Distrito de Cordeiro permanece no Município de Limeira.

No quadro fixado pelo Decreto-Lei Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 19391943, o Distrito de Cordeiro permanece no Município de Limeira.

Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, passou a denominar-se Cordeirópolis.

No quadro fixado pelo referido Decreto-lei, para vigorar em 1945-1948, o Distrito de Cordeirópolis permanece no Município de Limeira.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cordeirópolis, por Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado de Limeira. Constituído do Distrito Sede. Sua Instalação verificou-se no dia 26 de março de 1949

Fixado o quadro territorial para vigorar no período de 1949-1953, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanece no quadro fixado pela Lei Estadual nº 2456, de 30-XII-1953 para 1954-1958.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Cordeirópolis: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Cordeirópolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: