Início » São Paulo » Campo Limpo Paulista


Campo Limpo Paulista - São Paulo



Campo Limpo Paulista faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 23º12′23" sul e a uma longitude 46º47′04" oeste, estando a uma altitude de 745 metros. A população avaliada em 2003 era de 73.132 habitantes. A cidade possui um estádio chamado Estádio Aldevio Barbosa de Lemos. Integra a Aglomeração Urbana de Jundiaí.

Campo Limpo Pta. foi fundada em 21 de Março de 1963. Inicialmente era fezenda integrante de Jundiaí, suas terras eram então latifúndio cafeeiro. O surgimento da primeira rua, a Avenida Alfried Krupp, se deu com o alojamento dos ferroviários construtores da via Jundiaí-Santos. As terras eram pertencentes durante o século passado ao Barão de Jundiaí, passando depois à família Pereira Pinto até sua emancipação em 1963. Depois dessa data, a família contratou procuradores e as terras ganharam administradores locais. O mais famoso foi João Zeferino e hoje seus netos ainda vivem na região, entre eles o ilustrador e designer Luiz Zeferino.

Dados do Censo - 2007

História da cidade de Campo Limpo Paulista

A cidade surgiu com a construção do leito da Estrada de Ferro São Paulo Raiway (atual Santos-Jundiaí) para o transporte de café dos fazendeiros da zona bragantina. Em 1880 o sítio integrava o bairro de Ivoturucaia, que, de acordo com o livro histórico de Manoel Tavares da Silva, possuía posto de telégrafo, de propriedade de João Antônio da Silva e de sua mulher, ambos pioneiros de Campo Limpo.

O povoamento teve início na rua Joaquim Pereira Pinto, onde foram construídas casas de sapé para os funcionários da Estrada.

Através de plebiscito foi garantido a emancipação, efetivada em 1964.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Campo Limpo, pela lei estadual nº 2456, de 30-12- 1953, subordinado ao município de Jundiaí.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Campo Limpo figura no município de Jundiaí

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Campo Limpo, pela lei estadual nº 8092, de 28-02-1964, desmembrado do município de Jundiaí. Sede no antigo distrito de Campo Limpo. Constituído do distrito sede. Instalado em 21-03- 1965.

Pelo decreto nº 22, de 23-08-1969, o município de Campo Limpo passou a denominar-se Campo Limpo Paulista.

Pela lei estadual nº 4954, de 27-12-1985, é criado o distrito de Botujuru e anexado ao município de Campo Limpo Paulista.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído de 2 distritos: Campo Limpo Paulista e Botujuru.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Alteração toponímica municipal

Campo Limpo para Campo Limpo Paulista, alterado por força do decreto nº de 23-08-1969.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Campo Limpo Paulista: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Campo Limpo Paulista? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Igor Chnee's avatarIgor Chnee

    Estou escrevendo um livro a respeito de imigrantes e necessito informações a respeito do local onde estive hospedado em 1949 num depósito antigo da EFSJ. Ouvi falar que o referido local foi transformado em museu. Gostaria obter uma confirmação ou que fim levou a antiga Hospedaria dos Imigrantes de Campo Limpo? . vv.ss.poderiam enviar-me via email a foto respectiva?

    #1 – 24/01/2016 - 22:12

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: