Início » São Paulo » Biritiba Mirim


Biritiba Mirim - São Paulo



Biritiba Mirim é um município na Microrregião de Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo, no Brasil.

O nome biritibamirim veio da língua tupi, significando "pequeno ajuntamento de juncos", através da junção de pi′ri, "Rhinchospora cephalotes" (um tipo de junco), tyba, "ajuntamento" e mirim, "pequeno".

O território de Biritiba Mirim pertenceu a Mogi das Cruzes até o ano de 1963. Explorado durante muito tempo por sertanistas e bandeirantes, o local só veio a se constituir em povoado por volta de 1820. Desde o período colonial, moradores e representantes da administração de Mogi das Cruzes já andavam pela região, servida pelas águas do Rio Tietê - fonte segura de sobrevivência e de locomoção geográfica àqueles que se predispunham a desbravar matas tão fechadas. Não se pode negar que o local tenha sido ponto de passagem dos Bandeirantes e viajantes que expandiram os limites territoriais do Brasil Colonial e, consequentemente, dos domínios do rei de Portugal. Até 1820, o povoado que havia se formado em torno da Capela de São Benedito contava com um número muitas vezes maior de habitantes do que o do bairro de Santa Catarina, tanto é que em 1882 a administração de Mogi das Cruzes criou na localidade um distrito policial. Tornou-se município em 1964, quando se emancipou de Mogi das Cruzes.

História da cidade de Biritiba-Mirim São Paulo - SP

A capela de São Benedito, fundada no dia 05?05-1873 por Benedito Antônio do Espírito Santo, conhecido por Benedito Pedro , foi o primeiro sinal de vida na localidade. Depois, em 1902, foi construída a Igreja do Padroeiro, orientada pelo Padre Chico e por Frei Silvério.

A capela de São Benedito, como ficou conhecida a pequena vila, passou a distrido de Paz no ano de 1924, através da lei nº 1985, de 13-11, quando recebeu o nome de Biritiba-Mirim, que em tupi-guarani significa "muitos biris pequenos".

A primeira estrada estadual ligando o município de Mogi das Cruzes e Casa Grande e passando por Biritiba-Mirim, foi aberta ao tráfego em 1929.

Biritiba-Mirim ganhou o seu primeiro grupo escolar no ano de 1950, construído pelo então prefeito de Mogi das Cruzes, Epaminondas Freire. O doador do terreno foi Caetano Leme da Cunha e, neste prédio, funciona hoje a prefeitura municipal de Biritiba-Mirim.

No dia 29-02-1964, através da lei nº 8092, ocorreu a emancipação de Biritiba-Mirim e seu primeiro prefeito foi José Oliva Melo Júnior.

Gentílico: biritibano

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Biritibamirim, por lei estadual nº 1985, de 13-12-1924, Subordiando ao município de Mogi das Cruzes.Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Biritibamirim figura no município de Mogi das Cruzes.Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, é distrito apenas judiciário do município de Mogi das Cruzes. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Biritibamirim figura no município de Mogi das Cruzes.Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito Biritibamirim permanece no município de Mogi das Cruzes.Pela lei estadual nº 2456, de 30-12-1953, o distrito de biritibamirim teve sua grafia alterado para Biritiba-Mirim. Assim permanecendo na divisão territorial datada de 31-XII-1963.Elevado à categoria de município com a denominação de Biritiba-Mirim, pela lei estadual nº 8092, de 28?02-1964, desmembrado de Mogi das Cruzes. Sede no antigo distrito de Biritiba-Mirim.

Constituído do distrito sede. Instalado em 21-03-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Alteração toponímica municipal

Biritibamirim para Biritiba-Mirim teve sua denominação alterado, por força da lei estadual nº 2456, de 30-12-1953.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Biritiba Mirim: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Biritiba Mirim? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: