Início » São Paulo » Bebedouro


Bebedouro - São Paulo



Bebedouro faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 20º56′58" Sul e a uma longitude 48º28′45" Oeste, estando a uma altitude de 573 metros. Situada na região Norte do estado de São Paulo, faz parte da microrregião da Serra de Jaboticabal e da mesorregião de Ribeirão Preto. Bebedouro limita-se com os seguintes municípios: ao norte Colina; ao sul, Pirangi, Taiuva, Taiaçu, Paraíso e Taquaral; a leste, Pitangueiras, Viradouro e Terra Roxa, e ao Oeste, Monte Azul Paulista.

A origem do nome do município é devido a um córrego chamado "Bebedor", que, no século XIX, era pousada para tropeiros e peões de boiadeiro.

Outra possível origem, ouvida de antigos moradores, é a de que o "bebedouro" era um ponto de caça, onde os caçadores esperavam pela caça, geralmente capivaras. Conta ainda, que durante a travessia dos animais, de um lado a outro do córrego, sabiam onde deviam atirar pois os mosquitos sobrevoavam o local onde o animal caçado nadava sob a água.

História da cidade de BEBEDOURO SãO PAULO

A região, compreendida entre os rios Pardo e Turvo, em 1885, era sítio de pousada dos tropeiros e boiadeiros que demandavam o sertão para Jaboticabal. Num córrego existente, conhecido por Bebedouro, os animais saciavam a sede. O nome passou a pertencer ao povoado nascente.

Os fundadores da localidade, Joaquim José de Lima., Antônio Gonçalves Valim, Rogério Alves de Toledo, Padre Antônio Luiz dos Reis França, a família Pimenta, entre outros, adquiriram do Jaboticabalense Corrêa e Mesquita uma gleba de terras, cujo pagamento ocorreu em três cotas de suínos, devido à escassez de moeda.

O patrimônio adquirido foi doado a São João Batista do Bebedouro, seu Padroeiro, em 3 de maio de 1884, e os povoadores passaram a se concentrar na área, dando início ao povoado.

Com o incremento da lavoura e do comércio, o núcleo se desenvolveu e, em 1886, foi criado o Distrito Policial.

O Distrito de Paz surgiu em 1892, no Município de Jaboticabal. Dois anos depois Bebedouro alcançou sua emancipação.

O Município povoou-se rapidamente e, em 1901, os trilhos da Companhia Paulista de Estrada de Ferro - hoje FEPASA -, puseram Bebedouro em comunicação com a Capital.

GENTíLICO: BEBEDOURENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Bebedouro, por Lei Estadual nº 87, de 6 de setembro de 1892, no Município de Jaboticabal.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Bebedouro, por Lei Estadual nº 293, de 19 de julho de 1894, desmembrado de Jaboticabal. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 09 de novembro de 1894.

A Sede do município foi elevada à categoria de Cidade, por força da Lei Municipal nº 34, de 11 de março de 1899.

Lei Estadual no 898, de 30 de novembro de 1903, cria o Distrito de Monte Azul, no Município de Bebedouro.

Segundo a divisão administrativa referente ao ano de 1911, Bebedouro se compõe de 2 Distritos: Bebedouro e Monte Azul.

Lei estadual no 1443, de 22 de dezembro de 1914, desmembra do Município de Bebedouro o Distrito de Monte Azul.

Lei Estadual no 1864, de 31 de agosto de 1922, cria o Distrito de Turvína e incorpora ao Município de Bebedouro.

Lei Estadual no 1865, de 31 de agosto de 1922, cria o Distrito de Botafogo e incorpora ao Município de Bebedouro.

Na divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é composto de 3 Distritos: Bebedouro, Botafogo e Turvínia.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, citado Município Figura com 3Distritos: Bebedouro, Botafogo e Turvínia.

Decreto-lei Estadual no 9775, de 30 de novembro de 1938 (Extingui o Distrito de Turvínia).

De acordo com o quadro fixado pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para vigorar no quinquênio 1939-1943, o Município de Bebedouro se compõe de 2 Distritos: Bebedouro e Botafogo.

Pelo Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro da divisão territorial administrativo-judiciária do Estado de São Paulo, vigente em 1945-1948, Bebedouro perdeu parte do território do Distrito Sede para construir o novo Distrito de Turvínia, do mesmo município. Assim, por efeito do citado Decreto, o município é Constituído de 3 Distritos: Bebedouro, Botafogo e Turvínia.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído de 3 Distritos: Bebedouro, Botafogo e Turvínia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Bebedouro: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Bebedouro? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: