Início » São Paulo » Analândia


Analândia - São Paulo



Analândia faz parte do estado de São Paulo. Sua categoria política é de Estância Climática. Encontra-se a uma latitude 22,07 sul e a uma longitude 47,39 oeste. A população avaliada em 2006 era de 3.997 habitantes. Possui uma área de 326,6km².

Analândia é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

Elevações: Pedra do Camelo e Pico do Cuscuzeiro: 900m.

História da cidade de Analândia São Paulo -SP

Manoel Vicente Lisboa , proprietário da Fazenda Santa Maria da Glória, na sesmaria do Cuscuzeiro doou , em 1887, vinte alqueires de terras, gleba que pertenceu a torquato de Arruda e seu irmão, para a formação de um povoado.

A 20 de outubro daquele ano , os primeiros povoadores, Diego Eugênio de Sales, João Pinto Ferreira, Irineu de Souza Martins, Antônio Correa da Rocha, Alibrando César, João de Camargo Lima, João Evangelista de Sales e Jacinto Agostinho Levy, deliberaram a construção de uma capela, cuja pedra fundamental foi lançada a 23 de outubro, sob a invocação de Sant′Ana.

O povoado nascente recebeu o nome de Cuscuzeiro, denominação oriunda do Pico que está localizado em uma colina, que era propriedade do Ba rão de Araraquara. Em 1890 foi elevado a Distrito de Paz, com o nome de Anápolis, em homenagem a padroeira da localidade, Sant′Ana, acrescendo ao nome santo o sufixo grego "polis" que significa cidade.

Devida a dualidade de nomes entre Municípios brasileir os foi alterada a denominação de Anápolis para Analândia, agregando o sufixo saxônico "land" que significa terra. O vocábulo passou a definí-la como "terra de Ana".

Gentílico: analandense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Anápolis, por decreto estadual nº 105, de 17-12-de 1890, subordinado ao município de Rio Claro.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Anápolis, por lei estadual no 505, de 21-06-1897, desmembrado de Rio Claro. Sede na vila de Anápolis. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-11-1897.

Elevado à condição de cidade, pela lei estadual nº 1038, de 19-12-1906.

Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 14 334, de 30-11-1944, o município de Anápolis e seu único distrito passaram a denominar -se Analândia.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Alteração Toponímica Municipal

Anápolis para Analândia alterado, por força do decreto-lei nº 14334, de 30-11-1944.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Analândia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Analândia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: