Tudo sobre Propriá Estado de Sergipe
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Propriá
Coordenadas geográficas
O município de Propriá fica localizado na latitude -10.2138 e longitude -36.8442 e faz parte do estado de Sergipe.
Tamanho do Território de Propriá
Com um total de 92,716 km², Propriá de extensão territorial.
População de Propriá
De acordo com dados do IBGE, Propriá possui aproximadamente 29.559 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Propriá são chamados de propriaense.
Administração municipal
Prefeito atual:VALBERTO DE OLIVEIRA LIMA.
História de Propriá - Sergipe
Propriá faz parte do estado de Sergipe.
Propriá teve origem no princípio do século XVII, quando foi instalada uma missão jesuíta para catequese dos índios.
O município, que comandava administrativamente várias cidades da região do rio São Francisco, era conhecido na época como “Urubu de Baixo” e pertencia a Cristóvão de Barros, conquistador de Sergipe, que doou em 9 de abril de 1590 ao filho dele Antônio Cardoso de Barros.
História da cidade de Propriá Sergipe - SE
A data da doação é de 9 de abril de 1590. O filho de Cristóvão morreu. Dona Guiomar de Melo, a viúva, repassou as terras a seu genro, Pedro Abreu de Lima. Este, depois da morte da mulher, cedeu terras aos jesuítas, aos carmelitas e aos filhos.
Pedro Gomes de Abreu, filho mais velho, foi morar numa região mais baixa do morro. Ela se transformou numa povoação e ficou sendo conhecida como Urubu de Baixo. Por conta do rio, das várzeas férteis e da proximidade com a vila de São Francisco, hoje Penedo/AL, Urubu de Baixo se desenvolveu assustadoramente. A situação econômica era tão confortável que o arcebispo primaz do Brasil, dom Sebastião Monteiro da Vide, determinou que a povoação se transformasse em freguesia, libertando-se de Vila Nova do São Francisco, que é hoje Neópolis. Nascia em 18 de outubro de 1718 a Freguesia de Santo Antônio do Urubu de Baixo.
Graças ao Rio São Francisco, a freguesia se tornou um grande pólo de desenvolvimento do Norte. Em 1º de agosto de 1800, Antônio Pereira de Magalhães e Paços, ouvidor geral e corregedor da Comarca de Sergipe d′El Rei, apresentou um pedido ao capitão-general e governador da Bahia, dom Fernando José Portugal, para que transformasse a freguesia em vila.
Em 5 de setembro de 1801, o governador ordenou, em nome do príncipe regente, a transformação de Urubu de Baixo em vila. Uma grande festa foi realizada num domingo, dia 7 de fevereiro de 1802. Naquele dia foi construído um pelourinho de pau redondo em frente a Igreja de Santo Antônio como sinal de autonomia.
Transformada em vila, os moradores de Urubu de Baixo passam a chamá-la de Propriá. Não existe uma definição histórica para essa mudança, mas a maioria acredita que Propriá surgiu de uma pesca de Piau na lagoa de João Baía. Era tanto peixe que se pescava usando pau. Criou-se então a expressão ?pesca do paupiau′. Outros dizem que o nome vem também da lagoa, mas a expressão seria ?puropiau′. Depois Propriá. O que deve ter reforçado a mudança é que o nome Urubu não combinava com o progresso da ?Meca′ do Norte.
Em 1828, a Princesinha do Baixo São Francisco sofre um grande golpe. Surge a Freguesia de São Pedro de Porto da Folha, e a Vila de Propriá fica apenas com 14 léguas antes tinha 40. Quando se emancipou, Porto da Folha levou Canindé, Poço Redondo, Monte Alegre, Glória, Gararu, Itabi e parte de Canhoba. Mas isso não impediu o avanço de Propriá. Em 21 de fevereiro de 1866, a vila recebe a categoria de cidade.
Em finais de 1859, o imperador Dom Pedro II e a imperatriz Tereza Cristina chegam a Propriá através do Rio São Francisco. Foi ele quem idealizou a ponte, mas a queria em outra localização, passando por dentro da cidade. Parece que ele estava certo. Veja o que anotou dom Pedro em sua agenda: "Propriá é uma vila de 3 mil habitantes, com algumas casas boas e de sobrado, e uma fábrica ... de descascar arroz, com máquina de vapor...".Arroz, peixe, algodão, cana-de-açúcar e uma enorme feira regional. Propriá era um centro industrial e comercial tão forte que só perdia para Aracaju. Por conta disso, todos os outros setores da sociedade cresciam. O padre Antônio Cabral, vigário da cidade, recebendo três freiras de Portugal, resolveu construir um colégio para meninas. Boa parte dos recursos para a construção da escola foi doada por João Fernandes de Britto. Nasce o Colégio Nossa Senhora das Graças, que começou a receber meninas das famílias tradicionais de Sergipe.
O mesmo padre Cabral, em 1908, também foi o responsável pela construção do Hospital de Caridade São Vicente de Paula. Essa casa de saúde também atraiu gente de todo o Estado.
Gentílico: propriaense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Própria, em 1718.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Própria, em 1800. Sede na antiga povoação de Urubu da Baixa. Instalado em 07-02-1802.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Própria, pela Resolução Provincial nº 755, de 21-02-1866.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE
DDD de Propriá, Sergipe
79
Como fazer uma ligação para Propriá:
0 + Operadora + 79 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 79 + telefone
- Vivo: 015 + 79 + telefone
- Aerotech: 017 + 79 + telefone
- Claro: 021 + 79 + telefone
- GVT: 025 + 79 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 79 + telefone
- TIM: 041 + 79 + telefone
- Sercontel: 043 + 79 + telefone
CEP de Propriá
Prefeitura Municipal de PropriáEndereço: Rua Elmiro Costa, s/n, Fernandes, Propriá - SE, CEP: 49900000
Telefone / Fax:(79) 3322-1433 (79) 3322-1433
Prefeito: VALBERTO DE OLIVEIRA LIMA
Hospitais em Propriá - SE
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde propriaense.
Cartórios na cidade de Propriá
Acesse a lista de Cartórios em Propriá. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Propriá Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Propriá - SE e localizar ruas e endereços do município sergipano.
Hotéis e Pousadas em Propriá
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Propriá. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Propriá
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Propriá.
Propriá fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Propriá - SE em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração.
(Salmos 119:2)
Bíblia Online