Início » Santa Catarina » Xavantina


Xavantina - Santa Catarina



Xavantina faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 27º04′07" sul e a uma longitude 52º20′31" oeste, estando a uma altitude de 561 metros. A população avaliada em 2009 era de 4 316 habitantes. Possui uma área de 215,069km².

Xavantina possui 15 comunidades religiosas e um distrito:

Comunidades:

História da cidade de Xavantina

Em 1920 iniciou-se o povoamento da localidade de Anita Garibaldi, com a chegada dos primeiros imigrantes de origem ítalo-brasileiro procedentes do Rio Grande do Sul, se estabelecendo sobre o traçado original dos lotes da colônia Rio Branco.

Esta colonização se estruturou ao longo da estrada de ferro, recém construída, vinda de São Paulo em direção ao Rio Grande do Sul, por intermédio de empresas colonizadoras particulares.

De acordo com registros, as primeiras famílias que se estabeleceram em Xavantina foram: Broetto, Balbinot, Criveletto, Zanandréa e Lecardelli.

Dentre os maiores fatores do povoamento podemos destacar a construção da ferrovia que liga São Paulo ao Rio Grande do Sul; a grande quantidade de madeira existente, bem como o pinheiro brasileiro e a boa qualidade do solo para a prática da agricultura (para a mentalidade da época), pois estudos realizados demonstram que o solo é indicado para a preservação da flora e fauna, na sua maioria, formação de pastagens a agricultura em pequenas áreas.

Existem duas versões da origem do Topônimo Xavantina. Nome dado às indiazinhas pertencentes às tribos de índios Xavantes e homenagem a um colonizador, Sr. Possan, proprietário do primeiro automóvel, que possuía terras em Nova Xavantina, cidade do Mato Grosso.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Xavantina, pela Lei Municipal n.º 29, de 23-08-1956, subordinado ao município de Seara.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Xavantina figura no município de Seara.

Elevado à categoria de município com a denominação de Xavantina, pela Lei Estadual n.º 945, de 13-12-1963, desmembrado de Seara. Sede no antigo distrito de Xavantina. Constituído do distrito sede. Instalado em 02-02-1964.

Pela Lei Estadual n.º 946, de 13-12-1963, é criado o distrito de Linha das Palmeiras e anexado ao município de Xavantina.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Xavantina e Linha das Palmeiras.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Xavantina: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Xavantina? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: