Início » Santa Catarina » Treze de Maio


Treze de Maio - Santa Catarina



Treze de Maio é uma cidade do Estado de Santa Catarina.

Encontra-se a uma latitude 28º33′32" sul e a uma longitude 49º08′52" oeste, estando a uma altitude de 190 metros. A população avaliada em 2004 era de 6.980 habitantes.

O Núcleo Presidente Rocha, primeiro nome da localidade, depois substituído por Treze de Maio, foi um prolongamento da Colônia Azambuja, limitando-se ao Leste e Sudeste com a Sesmaria dos Medeiros. Foi fundado em 1887 pela Comissão de Terras e Colonização na pessoa do Engenheiro Francisco Ferreira Pontes. A Comissão era o órgão encarregado de medir e demarcar lotes rurais, receber os imigrantes e assentá-los em seus lotes, dando-lhes assistência nos primeiros meses.

História da cidade de TREZE DE MAIO

Escravos libertos pela Lei áurea receberam uma porção de terra, conhecida pelo nome de Quadro, a qual foi abandonada mais tarde. Em 1889, as famílias Bonelli e Formentim, sabedores da desistência das terras pelos escravos, formularam um pedido às autoridades competentes para se instalar no local. Com a autorização, deram ínicio à colonização e receberam outras famílias, também de origem italiana.

A localidade conhecida primeiramente por Quadro, em 1926, foi elevada à categoria de Distrito, com o nome de Treze de Maio, em homenagem à libertação dos escravos. Em 1961, passou a Município.

Fonte: ARQUIVO DA AGêNCIA DO IBGE

Autor do Histórico: MARIoNGELA RIBEIRO BRELINGER

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Treze de Maio: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Treze de Maio? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: