Início » Santa Catarina » Siderópolis


Siderópolis - Santa Catarina



Siderópolis faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 28º35′52" sul e a uma longitude 49º25′28" oeste, estando a uma altitude de 147 metros. A população avaliada em 2011 era de 13.068 habitantes.

Siderópolis, é uma colonia Italiana, situada entre a Serra do Rio do Rastro e o Oceano Atlântico, como boa parte das cidades do interior catarinense, é pacata e tem índices quase nulos de violência, grande parte da população é branca (caucasiano), legado deixado pelos antepassados italianos de quase toda a população, mais de 95% da população é católica, e a principal igreja é a Paróquia da Nossa Senhora Aparecida, no centro da cidade, entre outras etnias presentes na cidade está a negra e a alemã. Em 2010 houve uma discussão local sobre a troca de nome da cidade para Nova Belluno, referência à cidade italiana (Lembrando que o nome de Siderópolis, já foi Belluno), mais com o passar do tempo esse movimento foi enfraquecendo.

Siderópolis (Nova Belluno) é uma das primeiras colônias italianas do Brasil. A chegada dos imigrantes italianos na região está relacionada ao movimento migratório de europeus para várias partes do mundo, principalmente para as Américas, fugindo das péssimas condições de vida a que estavam submetidos, em busca de novas possibilidades. No Brasil, após 1890, o governo federal desenvolveu uma política de incentivo a imigração do europeu, que passou a ter direito a redução do preço da passagem ou até gratuidade, o que favoreceu o fluxo migratório de alemães, poloneses, russos e principalmente italianos para o Brasil, especialmente no sul do país. Vale ressaltar que o Brasil passava por dificuldades na obtenção de mão-de-obra após a abolição da escravatura.

História da cidade de SIDERóPOLIS - SC

A colonização de Siderópolis teve início em 1891, com a chegada de imigrantes italianos das regiões de Veneza, Belluno, Treviso, Ferrara e Bergamo, que adentrando as matas, formaram a povoação, na época, com o nome de Nova Belluno.

Com a descoberta da enorme quantidade de carvão mineral, instalou-se no local a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) do Rio de Janeiro, iniciando a exploração do carvão em torno de 1941. Foi em homenagem a Siderúrgica, que o distrito passou a denominar-se Siderópolis.

A Lei municipal nº60 de 01/07/1913 criou o distrito com a denominação de Nova Belluno, subordinado ao município de Urussanga. Em 19/12/1958, através da lei estadual nº380, foi desmembrado de Urussanga, elevando-se à categoria de município com a denominação de Siderópolis, constituindo-se dos distritos de Siderópolis e Treviso. A partir de 08/07/1995, por meio da Lei estadual nº9864, Siderópolis passou a ser constituída apenas de distrito sede.

Sua economia voltava-se, principalmente, para a agricultura e mineração de carvão. Com a crise no setor carbonífero, passou a diversificar suas fontes de economia.

Hoje, Siderópolis conta com importante produção avícola, além da agricultura e da mineração. Sua população em 2008, estimada pelo IBGE, é de 12.895 habitantes.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Siderópolis: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Siderópolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: