Início » Santa Catarina » São José


São José - Santa Catarina



São José faz parte do estado de Santa Catarina. Faz parte da região metropolitana de Florianópolis, no litoral do estado, conurbando-se com a capital catarinense.

Possui, segundo o Censo IBGE do ano de 2010, uma população de 209.804 habitantes, sendo o quarto município mais populoso do estado, atrás de Joinville, Florianópolis e Blumenau. A conurbação entre Florianópolis, São José e os municípios vizinhos faz da Grande Florianópolis a mais populosa região metropolitana de Santa Catarina.

Até a chegada dos colonizadores europeus, no século XVI, todo o atual litoral do estado de Santa Catarina era habitado pelos índios carijós.

História da cidade de São José Santa Catarina - SC

São José foi fundado em meados do século XVIII, por 182 casais açorianos, fortes e resolutos, que desde logo puseram mãos à obra e iniciaram a colonização. Construiram suas rústicas moradas e um modesto cruzeiro, diante do qual o padre José Antônio da Silveira celebraria missa até ser erigida a pequena capela, elevada em 1755, à categoria de igreja paroquial. No local, vê-se hoje a Igreja Matriz, tendo ainda São José como orago.

Aumentando o número de habitantes, a povoação prosperou, desenvolvendo-se a lavoura e o comércio. As atividades agrícolas constituíram como em toda a Província, fator primordial de sua economia, principalmente as culturas de algodão e linho, para cujo aproveitamento foram montados no "Roçado" pequenos e rudimentares teares.

Reconhecendo o Governo a importância que assumia o povaoado, criou a freguesia em 1756.

Depois de firmado o tratado de limites entre portugueses e espanhóis no Sul doBrasil, surgiu em São José a notícia da Guerra das Reduções ou das Sete Missões. às forças brasileiras comandadas por Gomes Freire de Andrade, incorporaram-se numerosos catarinenses, principalmente do Desterro, sendo os claros que deixaram preenchidos por milicianos convocados no povoado josefense.

Figurou São José em vários episódios da nossa história, tais como a Guerra dos Farrapos, a do Paraguai e a Campanha Abolicionista, que vinha sendo agitada de Norte a Sul.

Em 1887, um grupo de munícipes fundou o Clube Abolicionista, cuja diretoria se compôs dos senhores Antônio Elesbão Pires, João Carlos de Souza Medeiros, Jalmeno Lopes, Firminio Pereira Bento, João Lourenço de Souza Medeiros e Francisco Pereira.

Os escravos - até então vivendo em indisciplina e frequentes fugas motivadas pelos maus tratos dos senhores - eram atraído à sede do Clube e recebiam sua carta de alforria. Era o princípio da derrocada escravagista na Província.

Gentílico: josefense

Formação Administrativa

Freguesia criada com a denominação de São José, por provisão de 26-10-1751.

Elevado à categoria de vila com a denominação de São José, pela resolução do conselho do governo de 01-03-1833. Instalado em 04-05-1833.

Elevado à condição de cidade, pela lei provincial nº 415, de 03-05-1856.

Pela lei provincial nº 194, de 13-04-1844, é criado o distrito de São Pedro de Alcântara e anexado ao município de São José.

Pelo decreto nº 40, de 10-01-1891, é criado o distrito de Angelina e anexado ao município de São José.

Pela lei municipal de 16-10-1899, é criado o distrito de Estreito e anexado ao município de São José.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 4 distritos: São José, São Pedro de Alcântara, Angelina e Estreito.

Pela lei municipal nº 253, de 06-05-1922, é criado o distrito de Garcia desmembrado do distrito de Estreito e anexado ao município de São José.

Pelo decreto estadual nº 27, de 20-12-1930, o distrito de Estreito passou a denominar-se João Pessoa.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 5 distrtios: São José, Angelina, Garcia, João Pessoa e São Pedro de Alcântara.

Pelo decreto-lei estadual nº 941, de 31-12-1943, adquiria o distrito de Rancho Queimado, do município de Palhoça. Sob o mesmo decreto estadual é extinto o distrito de João Pessoa, sendo seu território e anexado ao município de Florianópolis.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 5 distritos: São José, Angelina, Garcia, Rancho Queimado e São Pedro de Alcântara.

Pela lei municipal nº 32, de 26-12-1958, é criado o distrito de Barreiros e anexado ao município de São José.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 6 distritos: São José, Angelina, Barreiros, Garcia, Rancho Queimado e São Pedro de Alcântara.

Pela lei estadual nº 781, de 07-12-1961, desmembra do município de São José os distritos de Angelina e Garcia. Para formar o novo município de Angelina.

Pela lei estadual nº 850, de 08-11-1962, desmembra do município de São José o distrito de Rancho Queimado. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: São José, Barreiros e São Pedro de Alcântara.

Pela lei estadual nº 6023, de 15-12-1981, é criado o distrito de Campinas e anexado ao município de São José.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído de 4 distritos: São José, Barreiros, Campinas e Sã Pedro de Alcântara.

Pela lei estadual nº 9943, de 20-10-1995, desmembra do município de São José o distrito de São Pedro de Alcântara. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município constítuído de 3 distritos: São José, Barreiros e Campinas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


São José: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de São José? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: