Início » Santa Catarina » Santa Rosa de Lima


Santa Rosa de Lima - Santa Catarina



Santa Rosa de Lima é uma cidade do Estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 28º02′21" sul e a uma longitude 49º07′40" oeste, estando a uma altitude de 240 metros. A população avaliada em 2004 era de 2.064 habitantes. Possui uma área de 206 km².

Santa Rosa de Lima é um pequeno município rural localizado no território das Encostas da Serra Geral, principal corredor ecológico entre o Parque Nacional de São Joaquim e o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Com uma população de 2064 habitantes, tem uma das mais baixas densidades demográficas do estado da Santa Catarina: 10,16 hab/km² (IBGE).

O município se caracteriza pelo seu isolamento geográfico, haja vista a distância significativa em relação a algumas cidades pólo e o fato de que está fora de qualquer eixo viário importante, além de contar com estradas vicinais precárias de traçado sinuoso e sem qualquer revestimento. A infra-estrutura de eletrificação é deficiente

História da cidade de Santa Rosa de Lima

Fundado em 10 de maio de 1962, o município de Santa Rosa de Lima deve boa parte de sua história aos colonizadores alemães e imigrantes italianos que, no início do século XX, foram trazidos à Santa Catarina para proteger os carregamentos de "charque" (carne de sol) vindos do Rio Grande do Sul em direção a São Paulo.

A presença de índios das tribos Botocudos e Aiwekomas na chamada "rota do charque" dificultava o avanço das caravanas e impedia que a carne de sol, trazida do extremo sul do Brasil no lombo de mulas, chegasse ao seu destino.

Para solucionar o problema, os governos da época decidiram doar terras aos imigrantes, gerando desta forma sérios conflitos entre índios e colonos, que acabaram por dizimar todos os índios da região.

Os primeiros moradores foram os açorianos e alemães. A partir de 1920 os alemães predominaram. Cerca de 75% das famílias eram e são dessa etnia. Trabalhavam na agricultura que era diversificada e 90% sustentável.

O povo preservava e falava a língua alemã, porém, a partir da repressão do governo, durante as guerras mundiais, a população ficou assustada. Muitas bibliografias, fotografias e objetos que marcavam a cultura alemã foram destruídos.

O nome de Santa Rosa de Lima surge, a partir da doação da imagem de Santa Rosa pelas famílias que construíram a primeira capela, em 1919, sendo escolhida também, como padroeira da cidade. Por existir Santa Rosa no Rio Grande do Sul, acrescentaram "de Lima", cidade natal da Santa.

Com a criação do município de Rio Fortuna em 1958, algumas lideranças iniciaram mais fortemente a luta pela criação do distrito de Santa Rosa de Lima e, consequentemente, a emancipação política deste.

Gentílico: santa rosa limense

Formação Administrativa

Os principais líderes da época, motivados pela idéia do então deputado de região de Braço do Norte, fizeram nascer o município de Santa Rosa de Lima, instituída pela lei de criação nº 823, de 10 de maio de 1962.

O município foi instalado no dia 30 de maio de 1962, pelo decreto nº 1551.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: ISAAC TEGNALT CARRER

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santa Rosa de Lima: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santa Rosa de Lima? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Mary Elen Andrade  de Oliveira's avatarMary Elen Andrade de Oliveira

    Oi gostaria de saber que tipos de situações foram precisas para melhoria e como por exemplo na época em que a população crescia gradativamente e a inexistência de um município ,como lidaram com essa situação

    #1 – 02/05/2016 - 23:42

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: