Início » Santa Catarina » Rio Negrinho


Rio Negrinho - Santa Catarina



Rio Negrinho é uma cidade do Estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 26º15′16" sul e a uma longitude 49º31′06" oeste, estando a uma altitude de 790 metros. Sua população era de 40.010 habitantes em 2011 segundo estimativa IBGE.

Possui uma área de 908,391km².

Segundo o Historiador José Kormann por volta de 1872 vieram os primeiros civilizados a Rio Negrinho, já em 1873 os Franco,Gravi, de Oliveira e Carvalho tomaram posse de terras no município, eles que vieram de São José dos Pinhais. Em 1880 Instalaram-se em Rio Negrinho as famílias de José Brey com hospedaria e Luiz Scholtz com casa comercial e José Hantschel com sapataria. Em 1913 Foi inaugurada a Estação Ferroviária e em 1918 transferido para o que seria depois o centro de Rio Negrinho a móveis Cimo que naquele tempos ainda girava como Jung & Cia, que já funcionava desde 1914 em uma localidade próxima chamada Salto. A primeira escola foi inaugurada com a frequência de 25 alunos em 1920 sendo Roberto Hoffmann o professor de alemão e a professora Adelaide Ferreira da Costa a responsável pelas aulas de português. O cemitério teve sua primeira sepultura em 1924 com o sepultamento de Max Raschke porteiro da Cimo, em 1928 e inaugurada a igreja protestante e em 1948 a atual igreja matriz. O colégio São José e o seminário foram fundados em 1958 pelo padre Luiz Gonzaga Steiner.

História da cidade de Rio Negrinho Santa Catarina - SC

Os terrenos a Oeste da divisa da Colônia de São Bento, da Companhia Colonizadora Hanseática, pertenciam à importante família "Franco", de Curitiba, que, em diversos pontos, localizou capatazes com a finalidade de vigiarem a terra.

Foi assim que, em 1875 se estabeleceram no local as famílias "Ferreira de Lima, Simões de Oliveira e Gravi, todas oriundas de São José dos Pinhais, no Estado do Paraná.

Com a construção em 1880, da Estrada de Rodagem Dona Francisca, trecho de São Bento a Rio Negro, via RIO NEGRINHO, várias famílias alemães da Colônia de São Bento, se transferiram para RIO NEGRINHO, mencionando-se entre elas, as de José Brey, Luiz Scholz, e a de Carlos Hantschel, que deixaram numerosa descendência.

Com a construção, em 1910, da Estrada de Ferro São Paulo -Rio Grande, ramal São Francisco - Porto União, a localidade tomou grande impulso, e novas famílias vieram juntar-se às já existentes. Dentre elas, menciona-se as de José Grossi, Victor Soares, Capitão Alfredo Pinto de Oliveira, Bernardo Olsen, Paulo Wehmut, Jacob Decher, Otto Baunmer, Henrique Kwitschal, Henrique Hatschbach, formando, assim, uma aldeia entre a Ponte do RIO NEGRINHO e o Quilômetro 103, que foi, na realidade, o início da futura cidade de RIO NEGRINHO.

Foi nesta ocasião, que se iniciou a exportação da erva -mate e madeira em toras, produtos estes que por largos anos construiram o principal ramo de comércio da localidade.

Com a instalação, em junho de 1918, da firma Jung & Cia., e consequente loteamento de terras, novas famílias vieram juntar-se ao núcleo existente. Foi assim que fixaram residência em RIO NEGRINHO, os Senhores Willi Beckert, Gustavo Schulz, Pedro Simões, Max Jantsch, Ignácio Kohlbeck, Bernardo Wolff e muitos operários.

O Município de RIO NEGRINHO é um nascedouro de rios, daí o nome. Pela lei Estadual nº 133, de 30 de dezembro de 1953, RIO NEGRINHO foi elevado à categoria de município.

Gentílico: rio negrinhense

Formação Administrativa:

Distrito criado com a denominação de Rio Negrinho, pela lei municipal nº 155, de 1312-1924, subordinado ao município de São Bento. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Rio Negrinho figura no município de São Bento. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Rio Negrinho permanece no município de São Bento. Pelo decreto-lei estadual nº 941, de 31-12-1943, o município de São Bento passou denominar-se Serra Alta.

Pela lei estadual nº 247, de 30-12-1948, o município de Serra Alta voltou a denominarse São Bento do Sul.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Rio Negrinho figura no município de São Bento do Sul.

Elevado à categoria de município com a denominação de Rio Negrinho, pela lei estadual nº 133, de 30-12-1953, desmembrado de São Bento do Sul. Sede no antigo distrito de Rio Negrinho. Constituído de distrito sede. Instalado em 27-02-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de distrito sede. Pela lei nº , de é criado o distrito de Vila de Volta Grande e anexado ao município de Rio Negrinho. Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é consituído de 2 distritos: Rio Negrinho e vila de Volta Grande.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Transferência distritais:

Pelo decreto lei estadual nº 941, de 31-12-1943, transfere o distrito de Rio Negrinho do municipio de São Bento para o de Serra Alta. Pela lei estadual nº 247, de 30-12-1948, transfere o distrito de Rio Negrinho do município de Serra Alta para o de São Bento do Sul.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Rio Negrinho: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Rio Negrinho? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: