Início » Santa Catarina » Rio do Sul


Rio do Sul - Santa Catarina



]]

Rio do Sul faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 27º12′51" sul e a uma longitude 49º38′35" oeste (entre a Serra do Mar e a Serra Geral), estando a uma altitude de 339,88 metros acima do nível do mar. O Ponto culminante está localizado na Serra do Mirador, com 824m de altitude.

A temperatura média anual é de 18°C (max: 34°C; min: 0°C)

História da cidade de Na segunda metade do século XIX, o engenheiro Emílio Odebrecht foi incumbido pelo Doutor Hermann Blumenau de estudar as possibilidades de povoamento da zona, onde viria a surgir o atual Município de Rio do Sul. A única rota então existente era uma picada através das matas e montanhas, que ligava Blumenau ao Município de Curitibanos. Logo em seguida, o cidadão Eduardo Hoehrhan, que melhorou a picada de Aquidabã (Indaial) até Campo Ilhéu, chegou à região, onde logo depois foi construída a linha telegráfica de Blumenau a Lajes. A colonização ganhou novo impulso com a chegada de Francisco Frankenberger em 1892. Chegou também, vindo de Aquidabã, Carlos Schoroeder, para efetuar, por intermédio de rústica balsa, a travessia de pedestres e animais pelo rio Itajaí-Açú. Entretanto, hostilizado pelos indígenas que infestavam a região, sua permanência foi rápida. Conforme consta no diário de Frankenberger, a colonização iniciou em 1892.

A fim de evitar que pedestres e animais fossem impedidos de atravessar o rio, em demanda de suas terras, ficou encarregado desse serviço Basílio Corrêa Negredo, auxiliado por seus filhos, João Basílio e Carlos Corrêa Negredo, primeiros moradores que se fixaram na região.

Em 1905, aumentou a imigração de origem alemã para Rio do Sul. Dessa data em diante, intensificou-se o povoamento da zona. O Rio Itajaí-Açú desempenhou papel fundamental na fixação dos colonizadores na região do Alto Vale do Itajaí. O núcleo populacional que se formou às margens do rio chamava-se "Suedarm" ou seja, Braço do Sul. Em 1912, o local passou a chamar-se Bella Alliança.

Rio do Sul impôs-se aos demais núcleos do Alto Vale do Itajaí desde o início, graças à sua posição geográfica privilegiada. Estratégicamente localizada, no ponto de encontro das rodovias, começou a desenvolver um intenso comércio de produtos extraídos da área rural, enquanto a indústria surgia aos poucos.

A Lei estadual n.º 1.708, de 10 de outubro de 1930, criou o Município e a Comarca desmembrados do de Blumenau. Sua instalação ocorreu em 15-04-1931.

Gentílico: Riosulense

Comarca: Rio do Sul

Fonte: BIBLIOTECA IBGE - PREFEITURA MUNICIPAL - AMAVI

Autor do Histórico: GILMAR ORSI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Rio do Sul: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Rio do Sul? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Alexandre Luis Garcia's avatarAlexandre Luis Garcia

    eu nasci em 1984 em rio dosul na maternidade do hospital samaria portanto sou riosulense com orgulho nunca sai daqui e pretendo continuar nessa maravilhosa cidade

    #1 – 26/03/2016 - 04:15

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: