Início » Santa Catarina » Paulo Lopes


Paulo Lopes - Santa Catarina



Paulo Lopes faz parte do estado de Santa Catarina. A população avaliada em 2006 era de 6.215 habitantes.

O fundador da cidade foi o imigrante açoriano Cel. Paulo Lopes Falcão, que se estabeleceu na região por volta de 1800. Com a ajuda dos índios carijós, ele passou a cultivar milho e a produzir farinha de mandioca. Mais tarde, migrantes vindos de São Paulo se uniram ao pequeno núcleo populacional que havia surgido. Em 1890, foi criada a Freguesia de Paulo Lopes. Porém, durante muitos anos, a localidade foi chamada de Olaria, em função de suas inúmeras indústrias de fabricação de tijolos. No dia 20 de dezembro de 1961, Paulo Lopes tornou-se município.

Em 8 de abril de 1890, o governador Lauro Severiano Muller, criou a freguesia de Paulo Lopes e em 1892 instalou o primeiro Cartório de Paz. Apesar de ter sido registrado com este nome, por força da quantidade de olarias, a localidade foi chamada de Olaria por muitos anos.

História da cidade de Paulo Lopes

A primeira tentativa de colonizar a região data de 1677, através de duas famílias que queriam chegar em Laguna e, devido ao cansaço, resolveram se instalar num lugarejo, hoje denominado de Ponta do Faísca, dando começo à lavoura e à pesca.

A ocupação efetiva do local se deu no século XVIII, com a vinda do Coronel Paulo Lopes Falcão e de famílias açorianas e madeirenses. As terras foram cultivadas com a ajuda dos índios Carijó que habitavam as proximidades, e, mais tarde, com a ajuda dos escravos.

Gentílico: paulolopense

Formação Administrativa

Pela resolução nº 171 de 08/04/1890 foi criada a Freguesia de Paulo Lopes.

Pelo decreto estadual nº 25 de 11/12/1930 passou a ser um distrito, vinculado ao município de Palhoça, assim permanecendo até a divisão territorial datada de 1960.

Embora fora registrado com esse nome, Paulo Lopes erguia-se com o nome de Olaria, motivado pelo grande número de olarias de tijolos e telhas que ali se instalaram.

Pela Lei Estadual nº 798 de 20/12/1961, o distrito desmebra-se de Palhoça e passa a município.

Fonte: Prefeitura Municipal; IBGE

Autor do Histórico: SIRLEY MÜLLER LENCINA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Paulo Lopes: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Paulo Lopes? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: