Início » Santa Catarina » Massaranduba


Massaranduba - Santa Catarina



Massaranduba faz parte do estado de Santa Catarina. É conhecido como a "capital catarinense do arroz".

Foi à presença abundante da árvore Maçaranduba que se deu a denominação a este município. Maçaranduba é nome comum a diversas espécies de árvores brasileiras, pertencentes ao gênero Manilkara, da família das sapotáceas. Estas árvores fornecem madeira de cor vermelho-escura, dura e homogênea que se destaca por sua resistência a umidade.

No ano de 1865 os alemães receberam autorização do seu Governo para deixarem a Alemanha que passava por sérios problemas sócios econômicos, esses provenientes da região de Bruschal, Sul da Alemanha. Por volta de 1870 instalaram-se os primeiros imigrantes alemães na região da Campinha e Patrimônio. Em Massaranduba, as terras de Campinha e Patrimônio começaram a produzir e sua região a prosperar, com a chegada de mais e mais ocupantes de lotes coloniais. Diante da necessidade de organizar a ocupação dos lotes e de dar aos imigrantes um documento que atestasse o seu direito a propriedade, em 1885 o agrimensor Oscar Schipmann foi autorizado a iniciar suas atividades de demarcação e medidas das terras devolutas do Lago Massaranduba, trabalho que foi concluído apenas em 1892. A terra foi dividida em 105 lotes coloniais e consequentemente alugada para 105 arrendatários, até que os títulos definitivos de propriedade foram assinados.

História da cidade de Por volta de 1870 chegaram à região de Massaranduba os primeiros imigrantes alemães. Na época, a área se dividia entre duas localidades: Campinha e Patrimônio.

As terras começaram a produzir e a região a prosperar, com a chegada de mais ocupantes de lotes coloniais.

Diante da necessidade de organizar a ocupação dos lotes e de dar aos imigrantes um documento que atestasse o seu direito a propriedade, em 1885 o agrimensor Oscar Shipmann foi autorizado a iniciar suas atividades de demarcação e medidas das terras devolutas do Lago Massaranduba, trabalho que foi concluído apenas em 1892.

A terra foi dividida em 105 lotes coloniais e consequentemente alugada para 105 arrendatários, até que os títulos definitivos de propriedade foram assinados.

A formação étnica de Massaranduba manteve-se basicamente germânica, embora mais tarde, por volta de 1908, tenham chegado à região imigrantes italianos e poloneses.

Pela Lei n° 247 de dezembro de 1948, foi criado o município de Massaranduba. No entanto, pouco durou o novo município, pois no segundo semestre de 1949, a sede e a denominação passaram de Massaranduba, para 2° Distrito de Guaramirim.

Finalmente, através da Lei Estadual n° 746/61, de 29 de agosto de 1961, Massaranduba volta a ser emencipado, recebendo o nome de Adolfo Konder, contestado pela população. Como resultado de um abaixo-assinado, o município voltou a denominação de Massaranduba. Dia 11 de novembro, foi instalada a sede do município.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Massaranduba

Autor do Histórico: SOLDEMIR ANTôNIO ZANELLA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Massaranduba: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Massaranduba? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: