Início » Santa Catarina » Itapoá


Itapoá - Santa Catarina



Itapoá é uma cidade do Estado de Santa Catarina.

Itapoá é um município litorâneo, localizado no nordeste de Santa Catarina. Faz divisa com o estado paranaense, pelo município de Guaratuba. É conhecido pelos 32 km de praias límpidas, belezas naturais exuberantes e pelo Porto Itapoá, um dos maiores e mais modernos terminais portuários da América Latina. O município tem uma área territorial de 256,1 km² e a população de 14.345 habitantes (IBGE/2010), mas durante a alta temporada, compreendida entre os meses de dezembro a fevereiro, a população flutuante chega a cerca de 200 mil pessoas.

Histórico

História da cidade de ITAPOá

O Nome ITAPOá é de origem indígena que significa: ITA - PEDRA , POá PONTA. A pedra que originou o nome do município está localizada no Balneário Itapoá (próximo a sede do município) à 300 metros da

praia e surge conforme a tábua das marés; quando a maré esta alta a ponta da pedra fica submersa, quando esta baixa aparece, podendo ser observada por boa parte do balneário.

Os primeiros habitantes destas terras ao nordeste de Santa Catarina foram os índios Carijós, que deixaram suas marcas através dos Sambaquis que são encontrados em vários lugares no município. Sambaquis são montes de conchas, esqueletos, restos de fragmentos dos alimentos, de humanos que habitavam o litoral na pré-história.

Itapoá pertencia ao município de Garuva, e passou a ser distrito a partir de 01 de março de 1966, e desmembrou-se definitivamente de Garuva em 26 de abril de 1989, pela Lei estadual nº 7.586.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: ODILON MAURíCIO WALTER

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Itapoá: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Itapoá? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: