Início » Santa Catarina » Ipuaçu


Ipuaçu - Santa Catarina



Ipuaçu é um município do estado de Santa Catarina, no Brasil. Encontra-se a uma latitude 26º37′53" sul e a uma longitude 52º27′18" oeste, estando a uma altitude de 720 metros. A população avaliada em 2004 era de 6 275 habitantes.

"Ipuaçu" é um termo de origem tupi que significa "grande barulho de água", através da junção dos termos ′y (água), pu (barulho) e gûasu (grande).

Alternativamente, segundo o Dicionário Aurélio, "ipu" vem do tupi ipo′ú, que significa "alagadiço". "Ipuaçu" significaria, portanto, "grande alagadiço".

História da cidade de Ipuaçu

No início do século, além dos índios das Tribos Kaingangs e Guaranis que já ocupavam a região, começaram a chegar os primeiros moradores procedentes do Paraná, na sua maioria de origem cabocla.

Os pioneiros chegaram a Ipuaçu no início dos anos 50 encontrando aqui uma terra rica e coberta de pinheiros. Desenvolvendo assim a primeira atividade econômica a extração de madeira.

Os primeiros moradores do povoado foram Venceslau Machado, José Hosório Pires,Valdomiro Rosa e outros, que se dedicavam a agricultura de subsistência.

Em 1956 aconteceu um furacão que destruiu grande parte das matas. Surgiram então várias serrarias que aproveitaram a madeira e ainda derrubaram muitas florestas e pinhais.

O nome tem origem Tupi Guarani que significa Lajeado Grande ou Fonte Grande, relacionado com o Rio Chapecó. O Rio que passa rente a sede do Município também possui o nome de Lajeado Grande.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Ipuaçu, pela Lei Municipal n.º 04, de 05-05-1959, subordinado ao município de Aberlardo Luz.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Ipuaçu figura no município de Abelardo Luz.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ipuaçu, pela Lei Estadual n.º 8.531, de 09-01-1992, alterada pela Lei Estadual n.º 8.561, de 30-03-1992, desmembrado de Aberlardo Luz e Xanxere. Sede no antigo distrito de Ipuaçu. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ipuaçu: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ipuaçu? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: