Início » Santa Catarina » Içara


Içara - Santa Catarina



Içara faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 28º42′48" sul e a uma longitude 49º18′00" oeste, estando a uma altitude de 48 metros. Sua população é de 59.616 habitantes. Tem a segunda maior praia do estado em população no verão, Balneário Rincão, perdendo apenas para Balneário Camboriú . Içara, ainda, possui uma beleza natural fantástica e um povo acolhedor e humilde. Entretanto, a empresa Rio Deserto deseja destruir este patrimônio natural e cultural com a Mina 101 (exploradora de carvão) localizada na comunidade de Santa Cruz. Essa empresa, entrou na cidade contra a vontade do povo que ali estava e usando do seu poder econômico, comprou o direito de explorar as terras da humilde comunidade. Os içarenses, sobretudo, lutam bravamente contra a degradação da sua natureza, contudo, a desumana Rio Deserto continua degradando a história e as terras desse povo.

A história da cidade é marcada pela construção da Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina, atual Ferrovia Teresa Cristina, em 1924, que corta a cidade, atualmente ainda transportando carvão de Criciúma a Tubarão.

O desenvolvimento crescente com a construção da estrada-de-ferro atraiu diversos imigrantes italianos, açorianos, poloneses e alemães, provenientes de Criciúma e Urussanga.

História da cidade de IçARA - SC

Localizada próxima do litoral, Içara registra seus primeiros habitantes não-indígenas no fim do século XVIII. De origem portuguesa, estes passam a habitar as localidades Urussanga Velha e Lagoa dos Esteves, com pequenas casas. A larga faixa de areia da praia era o corredor natural de mercadorias que circulavam entre Torres, Araranguá e Laguna.

Urussanga Velha era a principal vila do atual território içarense. Com a emancipação de Criciúma, em 1926, toda a região é anexada ao novo município. Com o topônimo de São Sebastião, surge o distrito em 08 de março de 1933. Em 1938, São Sebastião passa a chamar-se Aliatar. A mudança do nome do distrito ocorre de maneira curiosa: em agosto de 1920, um hidroavião com problemas pousara na Lagoa dos Esteves, na primeira tentativa de conectar o Rio de Janeiro a Buenos Aires. Os pilotos Jonh Pinder, da força aérea britânica e Aliatar Martins, morrem ao tentar consertar as hélices da aeronave. O fato repercutiu internacionalmente, o que levou as autoridades concederem a homenagem ao piloto brasileiro.

Com a construção da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, é construída uma estação em 18 de janeiro de 1919, no km 47, próxima a Criciúma. No local, entre os embarques de carvão, surge uma pequena vila, primeiramente denominada pelos operários de Km 47. A grande quantidade de palmeiras denominadas içaras ou içarobas, rebatizou o povoado. Seu crescimento econômico devido a indústria carbonífera, tornaram Içara a nova sede do distrito que, pelo decreto-lei estadual nº 941, de 31 de dezembro de 1943, mudava seu nome de Aliatar para Içara.

A lavra do carvão foi o grande motor econômico de então, seguida pela agricultura. O distrito crescia cada vez mais com o surgimento de vilas operárias como a vila da Mineração Geral do Brasil, hoje Bairro Aurora. Em 20 de dezembro de 1961, através da Lei Estadual nº 796, é instalado o Município de Içara. Já em 07 de outubro de 1962, é realizada a primeira eleição municipal, sendo eleito prefeito ongelo Lodetti.

Em 25 de outubro de 1994, é criado o distrito de Balneário Rincão que, com seus 20 Km de praia e lagoas, atrai cerca de 100 mil veranistas todos os anos. Hoje, Içara conta com uma economia diversificada, destacando-se a apicultura e a produção de fumo, além do feijão e milho. Na indústria vale lembrar a cerâmica e descartáveis plásticos. Segundo a estimativa do IBGE, em 2008, Içara possui 56.360 habitantes.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: ZéLIA DE LUCA DEBIASI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Içara: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Içara? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: