Início » Santa Catarina » Fraiburgo


Fraiburgo - Santa Catarina



Fraiburgo (também conhecida como Terra da Maçã ou Frai) é uma cidade brasileira situada no meio-oeste do estado de Santa Catarina. A cidade foi fortemente influenciada pelos imigrantes europeus, especialmente alemães e italianos, embora outras nacionalidades também tenham contribuído em outros aspectos como arquitetura, gastronomia, religião e economia. Esta diversidade cultural é uma característica marcante não apenas de Fraiburgo mas de outras cidades do sul do Brasil.

A posição geográfica da cidade é 27° 01? S 50° 55? W e sua altitude é de 1048 metros acima do nível do mar. De acordo com dados do IBGE, a sua população em 2010 era de 34.555 habitantes. Porém, este número varia sazonalmente devido aos trabalhadores temporários (cerca de 10.000) que vão a Fraiburgo durante o período de safra da maçã (de janeiro a abril).

A cidade é famosa no Brasil por seus vastos pomares de maçã, os quais são favorecidos pelas temperaturas baixas durante o inverno. Dependendo da época do ano os turistas podem visitar empresas produtoras de maçã e ver todo o processo de produção, desde a colheita até a produção de derivados como sidra, sucos, aperitivos e outros.

História da cidade de Fraiburgo Santa Catarina - SC

Fraiburgo nasceu da saga de seus empreendedores pioneiros. Em terras antes contestadas entre a fazenda Liberata e Buitá Verde, no Planalto Serrano, meio oeste catarinense, foi onde em 1937 os irmãos Frey (Rene e Arnoldo) deram início ao povoado.

Na região, habitavam famílias brasileiras oriundas das Revoluções da segunda metade do século XIX e posseiros de grande fazendas. Vale destacar neste período, a ocorrência do primeiro conflito da Guerra do Contestado na localidade de Taquaruçu, hoje pertencente a Fraiburgo e um dos seus mais antigos povoados.

O nome do município provem dos radicais FREI + BURGO, que significam respectivamente Frei = livre e Burgo = fortaleza, sendo que a palavra frei assemelhasse-se muito com o nome dos precursores que fundaram o município: Família Frey.

Fraiburgo é conhecida como a "terra da maçã", o cultivo de maçãs corresponde a 51% de toda a produção catarinense, e a 26% da produção Nacional.

Gentílico: fraiburgense

Formação Administrativa:

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Curitibanos, o distrito de Liberata.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Liberata permaneceu no município de Curitibanos. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Fraiburgo, pela lei estadual nº 797, de 20-12-1961, desmembrado de Curitibanos e Videira. Sede no antigo distrito de Liberata, atual Fraiburgo. Constituído de 2 distritos: Fraiburgo e Dez de Novembro. Desmembrado de Videira. Instalado em 31-12-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Fraiburgo e Dez de Novembro.

Pelo decreto legislativo nº 07, de 06-11-1979, da Câmara Municipal, homologado pelo decreto legislativo nº 1622, de 30-06-1980, da Assembléia Legislativa, o distrito de Dez do Novembro Foi extinto, sendo seu território anexado ao distrito sede de Fraiburgo.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Liberata para Fraiburgo alterado, pela lei estadual nº 797, de 20-12-1961.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Fraiburgo: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Fraiburgo? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: