Tudo sobre Florianópolis Estado de Santa Catarina
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Florianópolis
Coordenadas geográficas
O município de Florianópolis fica localizado na latitude -27.5945 e longitude -48.5477 e faz parte do estado de Santa Catarina.
Tamanho do Território de Florianópolis
Com um total de 675,409 km², Florianópolis de extensão territorial.
População de Florianópolis
De acordo com dados do IBGE, Florianópolis possui aproximadamente 492.977 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Florianópolis são chamados de florianopolitano.
Administração municipal
Prefeito atual:GEAN MARQUES LOUREIRO.
História de Florianópolis - Santa Catarina
Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina e uma das três ilhas-capitais do Brasil. Destaca-se por ser a capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH), da ordem de 0,875, segundo relatório divulgado pela ONU em 2000. Esse índice também a torna a quarta cidade brasileira com a melhor qualidade de vida, atrás apenas das cidades de São Caetano do Sul e Águas de São Pedro, no estado de São Paulo, e Niterói, no estado do Rio de Janeiro.
Encontra-se no centro-leste do estado de Santa Catarina e é banhada pelo Oceano Atlântico. Grande parte de Florianópolis (97,23%) está situada na Ilha de Santa Catarina, possuindo cerca de 100 praias, consideradas também as continentais.
Em 2011, possuía, segundo estimativa do IBGE, uma população de 427298 habitantes, figurando como a segunda cidade mais populosa do estado, superada apenas por Joinville. Sua região metropolitana possuía, em 2010, 1.012.831 habitantes.
História da cidade de Florianópolis
Primitivamente a região era habitada pelos guaranis.
Quando se deu a descoberta do Brasil, a ilha de Jurerê-Mirim, depois dos Patos, mais tarde Santa Catarina - denominação dada por Sebastião Caboto, em 1526 - estava povoada pelos tupis-guaranis, pois nessa época já se havia dado a grande migração tupi pela zona litorânea.
O cruzamento do tupi-guarani com o europeu gerou o índio carijó, cujo significado é "o que vem do branco". Daí serem os índios catarinenses denominados, geralmente, por carijós.
Foi considerável o número de navegadores de várias nacionalidades que desde o início do século XVII visitaram a ilha. O bandeirante paulista Francisco Dias Velho, em 1673, enviou à ilha seu irmão José Dias Velho, com mais de 100 índios em sua companhia. E o sertanista tratou logo de erigir, no local onde hoje se ergue a Catedral Metropolitana, uma capela sob a invocação de Nossa Senhora do Desterro. Três anos mais tarde, Dias Velho obtinha a doação das terras de cultura na ilha.
Em 1687, Dias Velho prendeu a tripulação de um barco que conduzia prata, confiscando para a Fazenda Real os bens do mesmo. Um ano mais tarde voltaram os piratas que haviam escapado e, tomando de surpresa a povoação, destruíram as benfeitorias do fundador, que foi morto.
Terminou assim, tragicamente, em 1689, a povoação de Francisco Dias Velho. Verificou-se a deserção de quase todos os povoadores, inclusive índios e escravos negros, caindo Desterro no maior abandono.
Vinte e três anos depois chegou à ilha o navegador francês Amadèe Frèzier, lá encontrando apenas 15 sítios e 147 pessoas brancas, chefiadas pelo lisboeta Manoel Manso de Avelar. A ilha achava-se sob jurisdição de Brito Peixoto, capitão-mor de Laguna. Em 1717, tida como deserta, Sebastião da Veiga Cabral requereu-a em doação. E em 1720, quando de sua correição, o ouvidor Rafael Pires Pardinho encontrou somente 27 casas na ilha e continente fronteiriço.
A 23 de março de 1726, a povoação de Desterro era elevada à categoria de Vila, por ato do Doutor Antônio Alves Laines Peixoto, Ouvidor de Paranaguá, desligando-se de Laguna. O primeiro Capitão-Mor da vila foi o Mestre - de - Campo, honorário, Sebastião Rodrigues de Bragança.
Depois que o território catarinense foi desmembrado da Capitania de São Paulo - o que se deu em 11 de agosto de 1738 - a Metrópole reconheceu a conveniência de fortificar a ilha de Santa Catarina e tratar do seu povoamento. Para encarregar-se dessa missão foi designado o Brigadeiro José da Silva Paes, nomeado governador do Presídio, em 1739. Homem culto e de grande capacidade, deu logo inicio à construção da Casa do Governo, da Matriz e de quatro fortalezas que defendessem a vila. Quanto ao povoamento, em 1748, chegaram os primeiros casais açorianos, destinados à vida agrícola.
Em 1777, foi a ilha tomada pelos espanhóis comandados por D. Pedro de Zebalos, sendo restituída à Coroa Portuguêsa no ano seguinte, pelo tratado de Santo Ildefonso, que a reconheceu definitivamente de domínio lusitano.
Por Decreto Imperial, em 1823, foi a Vila de Desterro elevada à categoria de cidade. Em 1835, instalou-se a primeira Assembléia Legislativa Provincial.
Desterro viveu dias de grande agitação por ocasião da Guerra do Paraguai, para a qual se alistou grande número de patriotas, constituindo o 25º Batalhão dos Gloriosos Voluntários da Pátria.
Com o advento da República voltou à calma para, em 1893, ser convulsionada pela revolução federalista. Sede do governo revoltoso chefiado pelo Comandante Lorena, centro de convergência de todos os chefes rebeldes e de todos os caudilhos revoltados contra Floriano, foi em Desterro que se desencadeou depois, com o governo legal de Moreira César, o terrível ajuste de contas, que levou ao muro de fuzilamento inúmeros militares e civis.
No governo de Hercílio Luz, Desterro recebeu a denominação de Florianópolis, em homenagem a Floriano Peixoto, através da Lei estadual nº 111, de 1º de outubro de 1894.
Gentílico: florianopolitano
Formação Administrativa
Segundo o quadro administrativo do País, vigente em 31 de dezembro de 1967, o município é composto de 10 distritos: Florianópolis, Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Ingleses do Rio Vermelho, Lagoa, Pântano do Sul, Ratones, Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e São João do Rio Vermelho.
Fonte: IBGE
DDD de Florianópolis, Santa Catarina
48
Como fazer uma ligação para Florianópolis:
0 + Operadora + 48 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 48 + telefone
- Vivo: 015 + 48 + telefone
- Aerotech: 017 + 48 + telefone
- Claro: 021 + 48 + telefone
- GVT: 025 + 48 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 48 + telefone
- TIM: 041 + 48 + telefone
- Sercontel: 043 + 48 + telefone
CEP de Florianópolis
Prefeitura Municipal de FlorianópolisEndereço: Rua Tenente Silveira, 60, Centro, Florianópolis - SC, CEP: 88010300
Telefone / Fax:(48) 3251-6000 (48) 3251-6033
Prefeito: GEAN MARQUES LOUREIRO
Hospitais em Florianópolis - SC
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde florianopolitano.
Cartórios na cidade de Florianópolis
Acesse a lista de Cartórios em Florianópolis. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Florianópolis Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Florianópolis - SC e localizar ruas e endereços do município catarinense.
Hotéis e Pousadas em Florianópolis
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Florianópolis. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Florianópolis
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Florianópolis.
Florianópolis fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Florianópolis - SC em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; por isso, por amor do teu nome, guia-me e conduz-me.
(Salmos 31:3)
Bíblia Online