Início » Santa Catarina » Calmon


Calmon - Santa Catarina



Calmon é uma cidade do Estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 26º35′59" sul e a uma longitude 51º05′50" oeste, estando a uma altitude de 1200 metros. A população avaliada em 2004 era de 3.885 habitantes.

A comunidade de São Roque, teve seu nome mudado para Calmon, quando a estação ferroviária foi inaugurada em 1909, pelo próprio Miguel Calmon Dunn Pin e Almeida, ministro da Viação e Obras Públicas. Que estava na comitiva presidencial que inaugurou o trecho até Taquaral Liso da EFSPRG. A vila de Calmon, cresceu próxima à linha de trem, e em função da existência da segunda maior serraria da América do Sul, Teve importante participação na saga da ferrovia. Pois a mata de araucária tinha farta matéria-prima para o sustento do trecho ferroviário. Foi, no início do século XX, o CCO da EFSPRG, dali partiam ordens para a construção da estrada que ligava União da Vitória a Marcelino Ramos. É parte integrante da história do Contestado, em 5 de setembro de 1914, durante a Guerra do Contestado, os sertanejos após incendiarem a estação, destruíram a serraria da Lumber Colonization.

A nascente do rio do Peixe encontra-se no interior do município de Calmon. O rio do Peixe ó mais importante rio do meio oeste catarinense.

História da cidade de Calmon

A história do povoado de Calmon teve início no final do século XIX. Localizado ao Norte do Estado de Santa Catarina, ainda quando era a pequena colônia Osman Medeiros e Campos de São Roque. Nos meados de 1900, já com o nome de Osman Medeiros, as terras ao redor pertenciam a grandes fazendeiros e pequenos posseiros, além da existência de algumas tribos dos índios Xoklengs e Kaigangues, que viviam em suas tendas na mata virgem, outras no campo de capim mimoso, castigados pelo vento e geadas no inverno.

Conhecida também por São Roque, a região de Osman Medeiros vivia o dia-a-dia do caboclo na roça, no corte da erva-mate, do pastoreio do gado e criação de porcos. Negros e índios se misturavam, trabalhando para os grandes proprietários na época, conhecidos por ´coronéis´ do sertão. Muitos desses ´coronéis´ eram, na verdade, ex-combatentes da revolução de Farrapos, pesquisadores que atravessavam o sertão atrás de novidades, ou ex-donos de escravos.

Entre 1900 e 1908, instalou-se em Osman Medeiros a grande madeireira Lumber, chamada pelos caboclos de ´engenho de serrar´. Com o tempo, a empresa adquiriu a maior parte das terras, negociando com o governo e os fazendeiros. Os pequenos proprietários eram expulsos ´à custa de bala´, pelo corpo de segurança da companhia americana.

Esse corpo de segurança era composto por ex-pistoleiros, contratados por Percival Farquhar, empresário americano, para trabalharem no Brasil, que causavam medo e aterrorizavam a região.

Muitos desses moradores, que sobreviveram, ficaram na miséria e por isso se revoltaram. Assim surgiu o famoso jaguncismo (espécie de crime praticado nos sertões ou expressão popular usada contra bandidos), com episódios horríveis, nos quais muitas pessoas morreram, casas e fazendas foram incendiadas. Outros acabaram trabalhando na estrada de ferro que passava pela região.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Calmon, pela Lei Municipal n.º 78, de 05-04-1951, desmembrado do distrito de Matos Costa, subordinado ao município de Porto União.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1960, o distrito de Calmon figura no município de Porto União.

Pela Lei Estadual n.º 819, de 23-04-1962, transfere o distrito de Calmon do município de Porto União para o de Matos Costa.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Calmon figura no município de Matos Costa.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Calmon, pela Lei Estadual n.º 8.525, de 09-01-1992, desmembrado de Matos Costa. Sede no antigo distrito de Calmon. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Calmon: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Calmon? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: