Tudo sobre Blumenau Estado de Santa Catarina
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Blumenau
Coordenadas geográficas
O município de Blumenau fica localizado na latitude -26.9155 e longitude -49.0709 e faz parte do estado de Santa Catarina.
Tamanho do Território de Blumenau
Com um total de 518,497 km², Blumenau de extensão territorial.
População de Blumenau
De acordo com dados do IBGE, Blumenau possui aproximadamente 352.460 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Blumenau são chamados de blumenauense.
Administração municipal
Prefeito atual:MÁRIO HILDEBRANDT.
História de Blumenau - Santa Catarina
Blumenau é uma cidade da Região Sul, localizado no estado de Santa Catarina, na mesorregião do Vale do Itajaí e microrregião de Blumenau. Cidade-sede da região metropolitana do Vale do Itajaí, é a terceira cidade mais populosa do estado, a 11ª da Região Sul e única cidade média-grande de Santa Catarina, constituindo um de seus principais pólos industriais, tecnológicos e universitários.
Fundada pelo filósofo e farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que chegou em um barco via Rio Itajaí-Açu acompanhado de outros dezessete colonos compatriotas. Este desembarcou à foz do Ribeirão Garcia em 2 de setembro de 1850 e dividiu o território em lotes para que os colonos pudessem edificar suas moradias, majoritariamente casas feitas com a técnica construtiva enxaimel. O intervalo ocupado entre as fozes dos ribeirões Velha e Garcia definiu o atual centro da cidade.
A cidade possui uma agenda cultural focada nas festas baseadas no cotidiano e hábitos dos imigrantes europeus, destacando-se a colonização alemã, com a Oktoberfest, a segunda maior festa sobre cerveja do mundo que em 2012 acontece entre os dias 10 e 28 de outubro, e o stammtisch, tradicional reunião de associações na rua XV de Novembro. O núcleo italiano da população realiza a Festitália, além de ainda ocorrerem reuniões de CTG e diversas outras manifestações das culturas europeia e brasileira. Apesar de ser minoritário, o turismo comercial acha seu nicho na Texfair, feira têxtil reconhecida mundialmente.
História da cidade de Blumenau Santa Catarina - SC
Habitado por silvícolas e por feras, os férteis campos do Vale do Itajaí permaneceram inexplorados economicamente até quase o término da primeira metade do século XIX. Entretanto, desde começos da centúria, atenções governamentais se voltaram para o seu aproveitamento. Em 1821, Vasconcelos Drumond chegou mesmo a despender, sem resultado apreciável, cerca de cinco mil cruzados, na tentativa de colonizá-lo. Segundo documentos existentes nos arquivo públicos, outras tentativas sucederam à de Drumond, todas improficuas, por diversas razões.
Blumenau está intimamente ligado à vida do pioneiro que lhe deu o nome Hermann Bruno Otto Blumenau, nascido em 1819, no Ducado de Brunswick, Alemanha.
Influenciado por seus notáveis amigos Humboldt e Fritz Muler e pelo cônsul geral do Brasil na Prússia, João Stutz Blunemau, doutor em filosofia e prático em farmácia, entrou em atendimentos com a Sociedade de Proteção ao Emigrados Alemães, sediada em Hamburgo, que o convidou a visitar o Brasil, a seu serviço.
Aqui chegando em 19 de junho de 1846, Blumenau, após visitar o Rio Grande do Sul, permaneceu cerca de oito meses na Capital do Império, aprendendo português a fim de examinar com segurança a situação das colônias alemães.
Em 1847, associou-se a Fernando Hackradt, com quem percorreu demoradamente
o Vale do Itajaí, a partir de janeiro de 1848, escolhendo para instalar uma colônia germânica território de ambas as margens do Itajaí, a começar da margem do Garcia, até onde fosse necessário, para estabelecer o maior número possível de famílias.
No intuito de legalizar a posse das terras que devassara, Blumenau foi à capital da Província, tendo deixado Hackradt com a incumbência de dar início aos preparativos para a futura colonização.
Circunstâncias as mais diversas, a maioria de ordem burocrática, dificultaram o andamento dos papéis em que Blumenau solicitava apoio do governo à sua pretensão. Apesar disso, em 1849, obteve do Presidente da Província a concessão de 2 léguas quadradas de terras e nela construiu um engenho de serrar madeira e alguns ranchos. A essa época, dissolvia-se em Hamburgo a Sociedade de Proteção aos Emigrantes Alemães, também chamada Companhia Protetora. A ocorrência modificou os planos do Pioneiro que, apesar de dispor de recursos insuficientes, constituiu com Fernando Hackradt a empresa exploradora Blumenau & Hackradt, a fim de prosseguir em seu intento.
Deixando seu sócio às margens do Ribeirão da Velha, com boa soma em dinheiro para as despesas com ranchos, roças e engenhos e para a compra de alguns terrenos vizinhos, no Garcia e à margem esquerda do Itajaí , embarcou para a Alemanha onde publicou seu livro "Suedbrasilien Auswanderung und Kolonisation" , verdadeira apologia à colonização alemã no Brasil, isso em princípios de 1850.
Gentílico: blumenauense. Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Blumenau, pela lei provincial nº 694, de 3107-1873, subordinado ao município de Itajaí.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Blumenau, pela lei provincial nº 860, de 04-02-1880, desmembrado de Itajaí. Sede na antiga vila de Blumenau. Constituído de 3 distritos: Blumenau, Indaial e Gaspar. Instalado em 10-01-1883.
Elevado à condição de cidade, pela lei estadual nº 197, de 28-07-1894. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 3 distritos: Blumenau, Indaial e Gaspar. Pela lei municipal nº 80, de 02-03-1912, é criado o distrito de Harmônia e anexado ao município de Blumenau. Pela lei municipal nº 98, de 16-09-1916, é criado o distrito de Encruzilhada e anexado ao município de Blumenau. Pela lei municipal nº 120, de 16-04-1919, são criados os distritos de Rodeio e Ascurra e anexado ao município de Blumenau.
Nos quadro de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o município é constituído de 7 distritos: Blumenau, Ascurra, Encruzilhada, Indaial, Hamônia, Rodeio e Gaspar.
Pela lei municipal nº 142, de 16-08-1921, é criado o distrito de Massaranduba e anexado ao município de Blumenau. Pela lei municipal nº 148, de 30-05-1922, é criado o distrito de Benedito Timbé e anexado ao município de Blumenau. Pela lei municipal nº 1650, de 05-10-1929, foi extinto o distrito de Rodeio, sendo seu território anexado ao distrito sede de Blumenau.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 9 distritos: Blumenau, Ascurra, Benedito Timbó, Encruzilhada, Indaial, Harmônia, Rodeio, Massaranduba e Gaspar.
Pelo decreto estadual nº 498, de 17-02-1934, transfere o distrito de Harmônia do município de Blumenau para o Dalbérgia.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 6 distritos: Blumenau, Ascurra, Indaial, Massaranduba, Rio do Testo e Gaspar. Menos os distritos de Encruzilhada, Rodeio e Benedito Timbó foram anexados ao distrito sede do município de Blumenau.
Pelo decreto-lei estadual nº 86, de 31-03-1938, desmembra do município de Blumenau os distritos de Indaial e Ascurra. Para formar o novo município de Indaial. Sob a mesma lei acima citado desmembra o distrito de Gaspar. Elevado à categoria de município.
Pelo decreto-lei estadual nº 941, de 31-12-1943, o distrito de Massaranduba passou a denominar-se Itoupava. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 3 distritos: Blumenau, Itoupava e Rio Testo. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 3 distritos: Blumenau, Itoupava e Rio Testo.
Pela lei estadual nº 380, de 19-12-1958, desmembra do município de Blumenau o distrito de Rio Testo. Elevado à categoria de município com a denominação de Pomerode.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Blumenau e Itoupava.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.
Pela lei municipal nº 251, de 17-12-1999, é criado o distrito de Grande Garcia exlocalidade, criado com área dos bairros Garcia, da Glória, Ribeirão Fresco, Progresso, Vila Formosa e localidade Valparaíso.
Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 3 distritos: Blumenau, Itoupava e Grande Garcia. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE
DDD de Blumenau, Santa Catarina
47
Como fazer uma ligação para Blumenau:
0 + Operadora + 47 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 47 + telefone
- Vivo: 015 + 47 + telefone
- Aerotech: 017 + 47 + telefone
- Claro: 021 + 47 + telefone
- GVT: 025 + 47 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 47 + telefone
- TIM: 041 + 47 + telefone
- Sercontel: 043 + 47 + telefone
CEP de Blumenau
Prefeitura Municipal de BlumenauEndereço: Pça. Vitor Konder, 2, Centro, Blumenau - SC, CEP: 89010904
Telefone / Fax:(47) 3326-6994 (47) 3326-3105
Prefeito: MÁRIO HILDEBRANDT
Hospitais em Blumenau - SC
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde blumenauense.
Cartórios na cidade de Blumenau
Acesse a lista de Cartórios em Blumenau. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Blumenau Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Blumenau - SC e localizar ruas e endereços do município catarinense.
Hotéis e Pousadas em Blumenau
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Blumenau. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Blumenau
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Blumenau.
Blumenau fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Blumenau - SC em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças; sobem com asas como águias; correm, e não se cansam; caminham, e não se fatigam.
(Isaías 40:31)
Bíblia Online