Início » Santa Catarina » Atalanta


Atalanta - Santa Catarina



Atalanta faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 27º25′12" sul e a uma longitude 49º46′52" oeste, estando a uma altitude de 545 metros. A população avaliada em 2011 era de 3 290 habitantes. Possui uma área de 94,527km².

Uma grande data festiva para o município é Dia do Colono, comemorado em 25 de julho.

Fundada em 1964 e colonizada por italianos e alemães, Atalanta sempre teve caráter agrícola. Aos poucos, no entanto, a exploração de terra para a agricultura foi degradando as matas ciliares, á margem do 11km de rios do município. Em conseqüência, a cidade era vítima de constantes enchentes. Há 15 anos, a APREMAVI, uma organização nào-governamental, conseguiu conscientizar os agricultores e moradores da cidade sobre a importância da preservação do Meio Ambiente. Fruto desse trabalho, foram recuperadas 70% das matas nativas da cidade. Hoje, Atalanta mantém um viveiro que produz 200.000 mudas/ano de mais de 70 espécies nativas da região.

História da cidade de ATALANTA

Atalanta teve sua colonização iniciada no ano de 1930, através do loteamento e venda de terras a cargo da Sociedade Colonizadora Catarinense S.A., de Jensen e Bertoli.

No início de sua colonização era denominada de Sede Dona Luiza, e mais tarde ficou conhecida como Serra do Pitoco. Deu-se este nome ao vilarejo em formação, motivados pela existência de uma serra pitoca, ou seja, uma serra que termina abruptadamente. Como pioneiros, Atalanta teve o senhores José André Sebold, Pedro Nogueira de Andrade e Oscar Meurer. Participaram também do processo de colonização, alemães, italianos e poloneses. Entre as primeiras famílias que se instalaram, encontravam-se em Dona Luiza, Ribeirão Matilde e Alto Dona Luiza, depois Santo Antônio e só então, na sede do vilarejo que se formava. Aos poucos, o povoado foi se desenvolvendo, estradas foram abertas, outras famílias se instalaram, o comércio e a indústria foram crescendo e Serra Pitoco passou a ser Atalanta.Atalanta passou à categoria de Distrito, pela lei municipal nº 147, de 1956, subordinado ao município de Ituporanga e homologada pela Assembléia Legislativa do Estado de SC pela lei nº 311 de 30-09-1957. Foi promulgado município com a denominação de Atalanta, pela lei estadual nº 995 de 04-12-1964, subordinado ao município de Ituporanga. O toponímo Atalanta teve sua origem, em razão de que José Domingos Paglioli, que também era um dos Diretores da Sociedade Colonizadora Catarinense, quis homenagear os pais e avós que tinham vindo da Itália, justamente da cidade italiana que se chamava Atalanta. Sua instalação ocorreu em 27-12-1964.

Gentílico: Atalantense

Comarca:Ituporanga

Fonte: BIBLIOTECA IBGE, PREFEITURA MUNICIPAL

Autor do Histórico: GILMAR ORSI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Atalanta: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Atalanta? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: