Início » Santa Catarina » Abelardo Luz


Abelardo Luz - Santa Catarina



Abelardo Luz faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 26º33′53" sul e a uma longitude 52º19′42" oeste, estando a uma altitude de 760 metros. A população avaliada em 2004 era de 18 154 habitantes.

Sua principal atividade econômica é a agropecuária, embora o comércio e o turismo também sejam importantes. A colonização é predominantemente italiana e alemã.

A história de Abelardo Luz começa desde 30 de setembro de 1953, quando ocorreu o primeiro desmembramento do chamado "Velho Chapecó". À época foram criados mais oito municípios, entre os quais Xanxerê, do qual Abelardo Luz ficou sendo um dos distritos, elevado, aliás, àquela situação, já em 1917, com o nome de "Passo das Flores".

História da cidade de Abelardo Luz

Abelardo Luz, ponto de parada na estrada das missões, por onde passavam militares e tropeiros, era passagem obrigatória para a Colônia de Xanxerê. Os primeiros colonizadores foram provenientes do Estado de Minas Gerais. As primeiras famílias de que se tem notícia foram as de Messias de Souza e Leocádio dos Santos que já encontraram estabelecida a família de João de Oliveira na então fazenda Alegre do Marco.

Anteriormente, a área era habitada por índios guaranis e kaingangues, hoje já civilizados e que ainda habitam alguns pontos da região.

O povoamento efetivo de Abelardo Luz só teve início no século XX, intensificando-se nas últimas cinco décadas com a chegada de migrantes paulistas, paranaenses e gaúchos de origem, principalmente, italiana e alemã.

Abelardo Luz integrante da antiga Colônia Militar de Chapecó, denominada Chapecó Grande, fazia parte do Distrito de Diogo Ribeiro, hoje São Domingos, com o nome de Passo das Flores. Em 1922, foi elevado a Distrito com o nome de Abelardo Luz, em homenagem ao filho do então Governador do Estado, Hercílio Luz.

Gentílico: abelardo-luzense ou abelardense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Abelardo Luz, pela lei municipal nº 2, de 22-121917, subordinado ao município de Chapecó.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito permanece no município de Chapecó.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito permanece no Município de Chapecó.

Pela lei estadual nº 133, de 30-12-1953, transfere-se o distrito de Abelardo Luz do Município de Chapecó para o de Xanxerê.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o Distrito de Abelardo Luz permanece no município de Xanxerê.

Elevado à categoria de município com a denominação de Abelardo Luz, pela lei estadual nº 348, de 21-06-1958, desmembrado de Xanxerê. Sede no antigo distrito de Abelardo Luz. Constituído do distrito sede. Instalado em 27-07-1958.

Pela lei municipal nº 3, de 05-05-1959, é criado o Distrito de Ouro Verde e anexado ao Município de Abelardo Luz.

Pela lei municipal nº 4, de 05-05-1959, é criado o distrito de Ipuaçu e anexado ao município de Abelardo Luz.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Abelardo Luz, Ipuaçu e Ouro Verde.

A lei estadual nº 8531, de 09-01-1982, desmembra do município de Abelardo Luz o distrito de Ipuaçu. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 8529, de 09-01-1992, desmembra-se do município de Abelardo Luz o distrito de Ouro Verde. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Abelardo Luz: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Abelardo Luz? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: