Início » Rio Grande do Sul » Vanini


Vanini - Rio Grande do Sul



Vanini faz parte do estado do Rio Grande do Sul. O nome se origina de Severino Vanini, primeiro comerciante da localidade, uma pessoa muito influente. O município foi colonizado, majoritariamente por descendentes de italianos, que chegaram à região, pelos idos de 1906, oriundos de Bento Gonçalves, Veranópolis, Garibaldi e Caxias do Sul. Os italianos se instalavam nesta região, devido às características do relevo ser semelhantes as da sua terra natal e dos municípios que migraram. Encontraram a mata virgem formada de imensos pinhais de copa, dificultado a penetração para início de trabalho de cultivo da terra. Tudo estava por fazer, a começar pelas moradias que foram construídas de costaneiras dos pinhais, feitas de maneira artesanal. De maneira braçal, a base do machado, foram derrubando as matas e trabalhando a terra para as culturas da época. Foram abrindo “picadas” na mata e com o passar do tempo pelo andar próprio do cavalo ou burro foram formando as “trilhas”- uma forma de escada no solo da mata, proveniente da passada e pata do cavalo.

Com o passar do tempo o município foi desenvolvendo e em 1967 ganhou a condição de distrito do município de Casca.

Em 1979, foi formada a Comissão Emancipacionista, a fim de dar início ao trabalho pró-emancipação. Está foi tentada em 1981, sem obter sucesso. Em 1986, reuniram-se os trabalhos e desta vez a comunidade integrada, obteve sucesso, e finalmente, em 12 de dezembro de 1987, conforme a Lei Estadual de número 8.459, o município teve a sua emancipação política.

História da cidade de Vanini

Os primeiros colonizadores que chegaram à região, por volta de 1906, eram oriundos de Bento Gonçalves, Veranópolis, Garibaldi e Caxias do Sul. Os italianos se instalavam nesta região, devido às características do relevo ser semelhantes as da sua terra natal e dos municípios que migraram. Sabemos que nesta região, a princípio haviam se instalado algumas famílias de alemães. No entanto, devido ao relevo montanhoso acabaram indo para o Vale do Rio do Sinos.

A origem do nome é oriunda do primeiro comerciante da localidade denominado Severino Vanini.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Vanini, pela Lei Municipal n.º 303, de 14-03-1967, subordinado ao município de Casca.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Vanini figura no município de Casca.

Elevado à categoria de município com a denominação de Vanini, pela Lei Estadual n.º 8.459, de 08-12-1987, desmembrado dos municípios de Casca e David Canabarro. Sede no antigo distrito de Vanini do município de Casca. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 1991, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Vanini: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Vanini? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: