Tudo sobre Tramandaí Estado do Rio Grande do Sul
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Tramandaí
Coordenadas geográficas
O município de Tramandaí fica localizado na latitude -29.9841 e longitude -50.1322 e faz parte do estado do Rio Grande do Sul.
Tamanho do Território de Tramandaí
Com um total de 144,408 km², Tramandaí de extensão territorial.
População de Tramandaí
De acordo com dados do IBGE, Tramandaí possui aproximadamente 50.760 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Tramandaí são chamados de tramandaiense.
Administração municipal
Prefeito atual:LUIZ CARLOS GAUTO DA SILVA.
História de Tramandaí - Rio Grande do Sul
Tramandaí faz parte do estado do Rio Grande do Sul.
É uma praia do litoral norte gaúcho, que se situa a 118km da capital do estado, Porto Alegre. Muito frequentado por gaúchos do vale do sinos e região metropolitana de Porto Alegre. Já foi muito visitada por turistas do Uruguai e Argentina em anos anteriores. O balneário tem boa infraestrutura turística, no verão a população pode alcançar 250 mil habitantes em dias de semana e 500 mil, nos finais de semanas e feriados. (Dados do jornal Zero Hora).
Tramandaí é considerada a "Capital das praias" do Rio Grande do Sul.
História da cidade de Tramandaí
Com a revisão do Tratado de Tordesilhas as terras do Sul do país passaram para os portugueses. Em l680, cria-se a Colônia do Sacramento para garantir o direito de posse destas terras. A sobrevivência do território dependia de Laguna e o direito entre estes dois pontos era feito através do litoral.
Começa o desenvolvimento do gado, das charqueadas e extração do ouro. Depois de 1700, intensifica-se o caminho dos tropeiros. Surgem os primeiros rincões e invernadas de tropas.
Tramandaí transforma-se em caminho de aventureiros em demanda das possessões espanholas. Os bandeirantes que vinham aprisionar índios, jesuítas espanhóis e portugueses, soldados que passavam para a Colônia do Sacramento, etc.
O povoado de Tramandaí, oficialmente inicia-se em 26 de outubro de 1732, quando Manoel Gonçalves Ribeiro recebe a 1ª Sesmaria do Estado no local chamado Paragem das Conchas.
O município inicia-se às margens do rio, com ranchinhos de palha que os pequenos pescadores erguiam para a temporada de pesca. Depois, passaram a se fixar aí pela abundância do pescado. Mais gente chegava de Laguna. Também pequenos agricultores da região estabeleceram-se aqui como comerciantes, porque nesta época, 1906, Tramandaí já era procurada como balneário. Havia aproximadamente 80 casas. Dois hotéis já funcionavam durante o verão: Hotel Saúde e Hotel Sperb. A economia passa a girar em torno da pesca e do veraneio. Em 1908 é construída a primeira capela de Tramandaí, Nossa Senhora dos Navegantes.
O nome do povoado deve-se ao rio que era notável por sua piscosidade. Tramandaí, a origem do nome é tupi-guarani, e tem como possíveis significados: Rio dos meandos (sinuoso); Rio roedor (havia muita capivara e ratão do banhado); lugar onde se cerca para colher (pescar com redes).
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Tramandaí, pelo Decreto Estadual n.º 7.842, de 30-06-1939, subordinado ao município de Osório.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Tramandaí permanece no município de Osório.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito permanece no município de Osório.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Tramandaí, pela Lei Estadual n.º 5.037, de 24-09-1965, desmembrado do município de Osório. Sede no antigo distrito de Tramandaí. Constituído do distrito sede. Instalado em 11-03-1967.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.
Pela Lei Municipal n.º 654, de 30-12-1986, é criado o distrito de Magistério (ex-localidade) e anexado ao município de Tramandaí
Pela Lei Municipal n.º 1.063, de 15-12-1993, foram criados os distritos de Estância Velha e Nova Tramandaí e anexados ao município de Tramandaí.
Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 3 distritos: Tramandaí, Estância Velha e Nova Tramandaí.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Fonte: Prefeitura Municipal
DDD de Tramandaí, Rio Grande do Sul
51
Como fazer uma ligação para Tramandaí:
0 + Operadora + 51 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 51 + telefone
- Vivo: 015 + 51 + telefone
- Aerotech: 017 + 51 + telefone
- Claro: 021 + 51 + telefone
- GVT: 025 + 51 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 51 + telefone
- TIM: 041 + 51 + telefone
- Sercontel: 043 + 51 + telefone
CEP de Tramandaí
Prefeitura Municipal de TramandaíEndereço: Av. da Igreja, 346, Centro, Tramandaí - RS, CEP: 95590000
Telefone / Fax:(51) 3684-9000 (51) 3661-1762
Prefeito: LUIZ CARLOS GAUTO DA SILVA
Hospitais em Tramandaí - RS
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde tramandaiense.
Cartórios na cidade de Tramandaí
Acesse a lista de Cartórios em Tramandaí. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Tramandaí Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Tramandaí - RS e localizar ruas e endereços do município gaúcho.
Hotéis e Pousadas em Tramandaí
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Tramandaí. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Tramandaí
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Tramandaí.
Tramandaí fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Tramandaí - RS em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
Praticai a justiça e a equidade; livrai o oprimido das mãos do opressor; não oprimais ao estrangeiro, nem ao órfão, nem à viúva; não façais violência, nem derrameis sangue inocente neste lugar.
(Jeremias 22:3)
Bíblia Online