Início » Rio Grande do Sul » Terra de Areia


Terra de Areia - Rio Grande do Sul



Terra de Areia faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Foi a partir do vale das Três Forquilhas que se iniciou a povoação da região, especialmente por descendentes de portugueses, alemães, italianos, poloneses, negros, indígenas e japoneses. Os primeiros sesmeiros chegaram no século XVIII, entre eles Joaquim Antônio de Quadros, um dos mais conhecidos colonizadores, que emprestou seu sobrenome à grande lagoa existente na região, a Lagoa dos Quadros.

Foram esses imigrantes alemães que designaram o lugar como Terra de Areia, pelas características do solo da região colonizada, nome pelo qual mais tarde passou a ser conhecido também o núcleo urbano que se formou no lugar, hoje sede do município.

História da cidade de Terra de Areia Rio Grande do Sul - RS

A história do município de Terra de Areia começa em tempos remotos, com vistígios indígenas. Os primeiros registros da civilização européia no Litoral Norte do Rio Grande do Sul datam do século XVI, época em que a região (e o Sul do Brasil) era habitada por índios pertencentes às tribos dos Arachanes e Carijós. Eles se dedicavam à pesca a uma rudimentar agricultura. Os diversos sambaquis da região deixaram para a história as marcas da passagem destes índios na região acabaram dizimados pelo homem branco.

O povoamento da região de Terra de Areia teve início com a distribuição das sesmarias no século XVIII, intensificado com a chegada dos alemães ao litoral norte no segundo quartel do século XIX.

O nome "Terra de Areia" surgiu com denominação genérica da área onde mais tarde seria implantado o núcleo urbano do município. Tal denominação foi usada pelos imigrantes alemães como referencial para diferenciar a composição do solo argiloso em que se fixaram. Na época, citavam com frequência: "fulano está morando lá pelas terras de areias", para diferenciar dos outros que moravam em regiões de terras argilosas.

Gentílico: terrareense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Terra Areia, pela lei municipal nº 4, de 18-111953, subordinado ao município de Osório.Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Terra Areia, figura no município de Osório.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Elevado à categoria de município com a denominação de Terra de Areia, pela lei estadual nº 8561, de 13-04-1988, alterado com seus limites pela lei estadual nº 8997, de 1101-1990, desmembrado de Osório e Capão da Canoa. Sede antigo distrito de Terra de Areia. Constituído de 3 distritos: Terra Areia, Itati. Ambos desmembrado de Osório e Três Pinheiro este criado pela lei municipal nº 005, de 31-01-1989. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município é constituído de 3 distritos: Terra de Areia, Iati e Três Pinheiros.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1995.

Pela lei estadual nº 10746, de 16-04-1998, desmembrado de Terra de Areia o distrito de Itati. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei nº , de , é criado do distrito de Sanga Funda e anexado ao município de Terra de Areia.

Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 2 distritos: Terra de Areia e Sanga Funda.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Terra de Areia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Terra de Areia? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. maria gorete dos santos's avatarmaria gorete dos santos

    bom dia ;ja faz muitos anos que deichei esta terra linda ;onde nasci ;estudei;na escola em 1975;hoje restam lembranças ;unicas e saudaveis da infancia ;dos poucos amigos de familiares que ainda continuam;neste povoado que se desemvolveu ao longo destes anos ;pra melhor ;imigrei para a frança ;mas que saudade;deste Mundo maravilhos;;

    #1 – 02/02/2018 - 15:10

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: