Tudo sobre Soledade Estado do Rio Grande do Sul

Informações Gerais sobre a cidade de Soledade

Coordenadas geográficas

O município de Soledade fica localizado na latitude -28.8306 e longitude -52.5131 e faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Tamanho do Território de Soledade

Com um total de 1213,410 km², Soledade de extensão territorial.

População de Soledade

De acordo com dados do IBGE, Soledade possui aproximadamente 30.967 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Soledade são chamados de soledadense.

Administração municipal

Prefeito atual:MARILDA BORGES CORBELINI.

História de Soledade - Rio Grande do Sul

Ouvir com robot

Soledade faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Segundo a lenda, "nos idos de 1820, aqui aportaram caravanas dos chamados ′Mineiros′, em busca de novas terras, novas minas e novos horizontes. Avançam sempre, impelidos pela aventura, pela coragem e pela fé. Traziam consigo uma imagem de Nossa Senhora do Rosário e outra de Nossa Senhora das Dores. Ao partirem de seu local de origem, haviam feito a promessa: ergueriam uma capela a Nossa Senhora no lugar de onde não mais pudessem prosseguir viagem. Chegados a essas colinas, onde tudo era beleza, clima seco e ameno, água em abundância, pastagens fartas e verdejantes, pinheirais e matas, aqui armaram acampamento, deixando-se ficar por vários dias. Reiniciando a caminhada, colocaram as duas imagens de Nossa Senhora sobre uma das carroças, puxadas a bois de tração. Percorridos poucos metros, eis que uma das rodas da carroça que conduzia as imagens sagradas teria se partido ao meio. Desatrelaram os bois e puseram-se a consertar a roda. Completada a tarefa, constataram que os bois haviam sumido. Depois de muitas buscas, foram encontrados e novamente atrelados ao veículo rústico. Ao tentarem nova partida, outra vez partiu-se a roda. Tomaram isto como um sinal da vontade de Nossa Senhora, para que no local se erigisse a Capela prometida no início de viagem. Isto fizeram. Diante daquela imagem, faziam suas preces de louvor e agradecimento. Como o local era por demais tranqüilo e ermo, recebeu deles o nome de Nossa Senhora da Solidão, substituído, mais tarde, pelo de Nossa Senhora da Soledade."

Os primeiros homens brancos a entrarem em contato com os indígenas da serra foram os missionários. Os discípulos de Santo Inácio de Loyola começaram o trabalho de catequese e aldeamento dos índios por volta de 1626. Nas cabeceiras do Rio Pardo, hoje Barros Cassal, os Jesuítas ergueram a Redução de São Joaquim que chegou a congregar mais de mil famílias catequizadas que dez anos após foram vítimas da ação devastadora dos Bandeirantes que chegavam com a poderosa bandeira de Antônio Raposo Tavares.

História da cidade de Soledade

Durante um longo período, que precedeu meados do Séc. XVII (tendo como marco o ano de 1633, da fundação da Redução de São Joaquim...), este mesmo território da Grande Soledade esteve habitado exclusivamente pelos indígenas e, incluído na Província Espanhola, ou nos futuros campos de expansão dos padres espanhóis das Missões Jesuíticas. Tudo isso em obediência ao disposto no Tratado de Tordesilhas (1492).

Retornando o ano de 1633, concluem os historiadores que ele é o marco que registra a primeira penetração do homem branco, através dos padres missionários espanhóis, da Companhia de Jesus e suas comitivas, que iniciam a catequese dos índios deste território.

O que foi iniciado pelo Padre Roque Gonzáles de Santa Cruz na Bacia do Uruguai, foi a primeira tentativa de fixação definitiva ao leste do referido rio, através das dezoito Reduções Jesuíticas, aqui instaladas, em série, culminando com a de São Joaquim, aqui nas terras da Grande Soledade.

Essa Redução de São Joaquim teve duração efêmera, em virtude da investida exterminadora dos Bandeirantes (paulistas) os quais chegaram com a finalidade de capturar os nativos, conduzindo-os como escravos para mão-de-obra barata em São Paulo e, destruir o que encontrassem pela frente.

Sacerdotes e milhares de indígenas que conseguiram fugir, num repente abandonando tudo, foram para a margem oriental do Uruguai, na atual Província Argentina de Missiones, onde buscaram refúgio.

De tudo restou um rastro de, ao menos, lembranças e alguns indígenas aculturados, que continuam a se dedicar à colheita e comercialização da caá (erva-mate), aumentando a abertura de picadas e caminhos no interior das matas e coxilhas deste planalto.

Empreendimento que presumivelmente acarretou relevantes resultados para a efetiva ocupação da região de Soledade foi a abertura (reabertura) da "Picada do Butucaray", no ano de 1810, ligando aquela região meridional (Rio Pardo e centro-sul) ao Campo do Meio, no planalto setentrional (P. Fundo, no norte) e estrada de Vacaria. Ficou, tempos depois, conhecida como a Estrada das Tropas.

Mas a efetiva e marcante ocupação branca se concretiza através das concessões das primeiras Sesmarias (1816) nesta região.

Os primeiro sesmeiros que teriam obtido essas concessões, foram os Ferreira de Andrade. Eram eles o Tenente André, juntamente com o Furriel Vicente, pai e filho, figuras influentes (Rio Pardo e Capital...) da elite política da época, no governo da Província, que obtiveram as Cartas de Concessões no ano seguinte, 1816. Seguiram-se: Ana Angélica Ricarda, Antônio Francisco de Moraes, Miguel Joaquim Borges e outros tantos contemplados.

O ano de 1832 - às vésperas da Revolução Farroupilha (1835 a 1945) - marca a fixação dos primeiros moradores ao redor de um aglomerado que depois vai se tornar a Villa de Soledade - estando esta região como pertencendo ao Município de Rio Pardo.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Soledade, pela Lei Provincial n.º 335, de 14-01-1857 e por Ato Municipal n.º 2, de 19-09-1892, subordinado ao município de Passo Fundo.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Soledade, pela Lei Provincial n.º 962, de 29-03-1875, desmembrado do município de Passo Fundo. Constituído do distrito sede. Instalado em 09-09-1875.

Por Ato Municipal n.º 2, de 19-09-1892, foram criados os distritos de Campo Bonito, Depósito, Jacuizinho, Espumoso e Vitória e anexado município de Soledade.

Por Ato Municipal n.º 78, de 02-01-1903, foram criados os distritos de Lagoão, Colônia das Tunas e anexado ao município de Soledade.

Por Ato Municipal n.º 12, de 12-03-1910, foram criados os distritos de Restinga e Colônia Camargo e anexado ao município de Soledade.

Por Ato Municipal n.º 13, de 10-05-1910, foram criados os distrito de Rincão de Santo Antônio e Coronel Dumoncel Filho e anexado ao município de Soledade.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, é constituído de 13 distritos: Soledade, Campo Bonito, Colônia Camargo, Colônia das Tunas, Coronel Dumoncel Filho, Depósito, Espumoso, Sobradinho, Jacuizinho, Lagoão, Restinga e Rincão de Santo Antônio e Vitória.

Por Ato Municipal n.º 101, de 06-07-1922, é criado o distrito de Getúlio Vargas e anexado ao município de Soledade.

Pelo Decreto Estadual n.º 3.924, de 03-12-1927, desmembra do município de Soledade o distrito de Sobradinho. Elevado à categoria de município.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 13 distritos: Soledade, Borges Medeiros (ex-Espumoso), Colônia das Tunas, Colônia Camargo (ex-Coronel Ferreira), Coronel Dumoncel Filho, Depósito, Jacuizinho, Getúlio e Vitória. Não figurando os distritos de Campo Bonito, Lagoão, Restinga e Rincão de Santo Antonio.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído dos 9 distritos da divisão de 1933.

Pelo Decreto Estadual n.º 7.199, de 31-03-1938, o município é constituído de 7 distritos sub-dividido em 3 zonas: Soledade, Mormaço (ex-Ibirapuitã) e Depósito; Barros Cassal (ex-Coronel Dumoncel Filho), Camargo (ex-Coronel Ferreira), e Espumoso (ex-Borges de Medeiros), Fontoura Xavier (ex-Getúlio Vargas), Jacuizinho, sub-dividido em 2 zonas: Jacuizinho e Tunas (ex-Colônia das Tunas) e Maurício Cardoso (ex-Vitória).

Pelo Decreto Estadual n.º 7.643, de 28-12-1938, Tunas passou a fazer parte da zonas do distrito de Jacuizinho.

No quadro para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído por sub-distritos: Soledade, Mormaço e Depósito, Barros Cassal, Camargo, Espumoso, Fontoura Xavier, Jacuizinho e Maurício Cardoso.

Pela Lei Municipal n.º 21, de 08-03-1948, é criado o distrito de Ibirapuitan e anexado ao município de Soledade. Sob a mesma Lei desmembra do município de Soledade o distrito de Depósito. Elevado à categoria de município.

Pela Lei Municipal n.º 17, de 17-02-1948, foram criados os distritos de Lagoão (ex-povoado) e Tunas e anexado ao município de Soledade.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 11 distritos: Soledade, Barros Cassal, Camargo, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Lagoão, Maurício Cardoso, Tunas, Depósito, Espumoso e Jacuizinho.

Pela Lei Municipal n.º 110, de 20-03-1952, o distrito de Depósito passou a denominar-se Alto Alegre, mudança de sede.

Pela Lei Municipal n.º 214, de 13-08-1953, é criado o distrito de Mormaço e anexado ao município de Soledade.

Pela Lei Municipal n.º 162, de 05-11-1953, é criado o distrito de São José do Erval e anexado ao município de Soledade.

Pela Lei Estadual n.º 2.554, de 18-12-1954, desmembra do município de Soledade os distritos de Espumoso, Alto Alegre (ex-Espumoso) e Jacuizinho, para constituir o novo município de Espumoso.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 10 distritos: Soledade, Barros Cassal, Camargo, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Lagoão, Maurício Cardoso, Mormaço, São José do Erval e Tunas.

Pela Lei Estadual n.º 3.723, de 17-02-1959, transfere o distrito de Camargo do município de Soledade para o município de Marau.

Pela Lei Estadual n.º 3.717, de 16-02-1959, o distrito de Maurício Cardoso deixa de pertencer ao município de Soledade para ser anexado ao município de Arvorezinha.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 11 distritos: Soledade, Barros Cassal, Camargo, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Lagoão, Maurício Cardoso, Tunas, Depósito, Espumoso, Jacuizinho.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 8 distritos: Soledade, Barros Cassal, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Lagoão, Mormaço, São José do Erval e Tunas.

Pela Lei Estadual n.º 4.598, de 05-11-1963, desmembra do município de Soledade o distrito de Barros Cassal. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 7 distritos: Soledade, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Lagoão, Mormaço, São José do Erval e Tunas.

Pela Lei Estadual n.º 4.974, de 09-07-1965, desmembra do município de Soledade os distritos de Fontoura Xavier e São José do Erval, para constituir o novo município de Fontoura Xavier.

Pela Lei Municipal n.º 1.404, de 07-06-1977, é criado o distrito de Bela Vista e anexado ao município de Soledade.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 6 distritos: Soledade, Bela Vista, Ibirapuitã, Lagoão, Mormaço e Tunas.

Pela Lei Municipal n.º 1.631, de 30-09-1982, é criado o distrito de Pinhal e anexado ao município de Soledade.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 7 distritos: Soledade, Bela Vista, Ibirapuitã, Lagoão, Mormaço, Pinhal e Tunas.

Pela Lei Municipal n.º 2.057, 26-08-1997, foram criados os distritos de Bugre e Santa Terezinha e anexados ao município de Soledade.

Pela Lei Estadual n.º 8.447, de 08-12-1987, alterada pela Lei Estadual n.º 8.990, de 11-01-1990, desmembra do município de Soledade o distrito de Tunas. Elevado à categoria de município.

Pela Lei Estadual n.º 8.486, de 15-12-1987, alterado pela Lei Estadual n.º 8.988, de 11-01-1990, desmembra do município de Soledade o distrito de Ibirapuitã. Elevado à categoria de município.

Pela Lei Estadual n.º 8.569, de 20-04-1988, alterada pela Lei Estadual n.º 8.973, de 08-01-1990, desmembra do município de Soledade o distrito de Lagoão. Elevado à categoria de município.

Pela Lei Estadual n.º 9.616, de 20-03-1992, desmembra do município de Soledade o distrito de Mormaço. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído de 2 distritos: Soledade e Pinhal.

Pela Lei Municipal n.º 2.057, 26-08-1997, foram criados os distritos de Bugre e Santa Terezinha e anexados ao município de Soledade.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 4 distritos: Soledade, Bugre, Pinhal e Santa Terezinha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Prefeitura Municipal

DDD de Soledade, Rio Grande do Sul

54

Como fazer uma ligação para Soledade:

0 + Operadora + 54 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 54 + telefone
  • Vivo: 015 + 54 + telefone
  • Aerotech: 017 + 54 + telefone
  • Claro: 021 + 54 + telefone
  • GVT: 025 + 54 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 54 + telefone
  • TIM: 041 + 54 + telefone
  • Sercontel: 043 + 54 + telefone

CEP de Soledade

Prefeitura Municipal de Soledade
Endereço: Av. Julio de Castilhos, 898, Centro, Soledade - RS, CEP: 99300000
Telefone / Fax:(54) 3381-1699 (54) 3381-1699
Prefeito: MARILDA BORGES CORBELINI

Hospitais em Soledade - RS

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde soledadense.

Cartórios na cidade de Soledade

Acesse a lista de Cartórios em Soledade. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Soledade Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Soledade - RS e localizar ruas e endereços do município gaúcho.

Hotéis e Pousadas em Soledade

Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Soledade. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.

Notícias sobre Soledade

Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Soledade.

Soledade fica perto de onde?

Confira as cidades vizinhas de Soledade - RS em uma distância de até 50 km.

Ibirapuitã - 22.8 km
Fontoura Xavier - 23.4 km
Mormaço - 23.5 km
Tio Hugo - 29.9 km
Barros Cassal - 30.1 km
Arvorezinha - 32.9 km
Itapuca - 34.0 km
Espumoso - 34.3 km
Victor Graeff - 37.6 km
Ernestina - 37.6 km

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.5 de 5 estrelas para o Município soledadense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 22/11/2024 - Soledade - Rio Grande do Sul.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia do Músico

Adota-se o termo músico quando nos referimos a qualquer pessoa ligada diretamente à música, em ca...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.
(Salmos 37:5)
Bíblia Online

 

Estados