Início » Rio Grande do Sul » São Martinho


São Martinho - Rio Grande do Sul



São Martinho faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

A história de São Martinho começa no ano de 1920, com a chegada de famílias luso-brasileiras que se instalaram no interior do município. Sabe-se que o local já estava sendo povoado por famílias de caboclos, que se preocupavam apenas com a sobrevivência, desmatando e extraindo a erva-mate nativa.

Aos poucos, esses caboclos foram abandonando suas terras ou expulsos de suas propriedades para dar lugar aos novos colonizadores que começavam a chegar a este local.

História da cidade de São Martinho

A história começa no ano de 1920, com a chegada de famílias luso-brasileiras que se instalaram no município, mas sabe-se que todo o município já estava sendo povoado por famílias denominadas caboclas.

Aos poucos, esses caboclos foram abandonando suas terras ou expulsos de suas propriedades para dar lugar aos novos colonizadores que começavam a chegar a este local.

Em meados de 1935, o lugar tornou-se conhecido quando foi concluído o estradão que ligou São Martinho, que era conhecido como Vila Nova da Serra a Boa Vista do Buricá.

Os primeiros imigrantes que aportaram a esta terra, eram, na sua maioria de origem germânica e a origem predominante de seus habitantes foi alemã.

Sua denominação atual originou-se do Padroeiro São Martinho.

Formação Administrativa

Distrito criado com denominação São Martinho, pela Lei Municipal n.º 466, de 25-12-1953, com território desmembrado do distrito de Campo Novo, subordinado ao município de Três Passos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de São Martinho, figura no município de Três Passos.

Pela Lei Estadual n.º 3.721, de 17-02-1959, o distrito de São Martinho foi transferido do município de Três Passos, para constituir o novo município de Santo Augusto.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de São Martinho, figura no município de Santo Augusto.

Elevado à categoria de município com a denominação São Martinho, pela Lei Estadual n.º 4.618, de 27-11-1963, desmembrado dos municípios de Santa Augusto, Três de Maio, Humaitá e Campo Novo.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


São Martinho: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de São Martinho? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: